Clima e doenças respiratórias: como proteger as crianças no inverno
Com a chegada do inverno e as constantes mudanças de temperatura, muitas crianças estão sofrendo com gripes e resfriados nesta época do ano. Dados do Ministério da Saúde comprovaram que em 2022, excepcionalmente, o número de casos de crianças com doenças respiratórias está ainda maior.
Nos quatro primeiros meses de 2022 houve um aumento de 30% nas internações de crianças de até cinco anos por síndrome respiratória aguda grave em relação ao mesmo período do ano passado.
“Todo ano é a mesma coisa, na volta às aulas em janeiro e no início do frio em junho os casos de gripe e virose crescem muito entre as crianças”,
afirma a pediatra Maria Carolina Alvim.
A Dra. Alvim esclarece que desde 2020 as crianças se expuseram a baixas taxas de contaminação viral por conta do isolamento social e do uso de máscaras. As crianças nascidas em 2019, então, nunca foram expostas a nenhum tipo de vírus. Agora que estão voltando às atividades sociais, como a retomada das aulas, é comum que tenham mais casos de gripe ou infecções respiratórias.
Formas de evitar a gripe
Segundo a pediatra, uma das formas de evitar a gripe e estar atenta a qualquer sintoma ou o risco de infecção do seu filho. “Se eles avisarem que estão tendo casos de gripe e você tiver a opção de não mandar, eu recomendo não levar. É melhor perder alguns dias de aula do que sofrer mais para frente com dias de resfriado, ou pior”, afirma Alvim.
Veja outras formas de prevenção destacadas pela profissional da saúde:
- “Outra forma de prevenção é lavar bem as mãos e o rosto da criança quando ela chega em casa”, aconselha a pediatra. Também ensine seu filho a lavar a mão sempre que for ao banheiro e a não compartilhar objetos pessoais com o coleguinha, como garrafa de água. Muitas crianças “de pandemia” já se acostumaram a usar álcool em gel regularmente, então mantenha esse hábito enquanto a temporada da gripe continuar.
- “Ter as doses em dia ajuda a evitar esses surtos gripais”, garante a pediatra. Alvim relembra que a vacina contra a gripe é anual, então os pais não podem sempre contar que a dose do ano anterior irá proteger contra o vírus que está circulando neste ano.
Algo básico, mas que poucas pessoas se lembram é manter a imunidade alta. A Dra. Alvim explica que não é necessário suplementação vitamínica ou uso de qualquer medicamento sem recomendação médica. A principal forma de fazer isso é manter uma dieta saudável, com exercícios físicos, brincadeiras e uma rotina de sono boa.