Com risco de declarar epidemia, Londrina faz mutirão contra a dengue neste sábado (30)
Londrina, norte do Paraná, realiza mutirão contra a dengue, neste sábado (30). A cidade divulgou o 2º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, na sexta-feira (29), com os bairro com maior risco de infestação. A princípio, a tentativa de combate inicia pela região norte da cidade.
A concentração para o mutirão iniciou às 8h, na praça do Centro Esportivo do Maria Cecília. Aproximadamente 50 agentes de endemia devem passar pelos quarteirões mapeados pelo estudo, dando orientações e distribuindo sacos de lixo. Na segunda-feira (2), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) irá enviar caminhões para recolher os materiais.
Conforme o LIRAa, nessa região, 100% dos focos estavam em objetos em desuso nos quintais e vasos de plantas. Já levando em conta todas as localidades da cidade, 93% dos focos estavam em jardins e quintais das casas e outros 7% em objetos dentro dos imóveis.
Na próxima semana, outros bairros serão visitados pelos agentes. A intenção, de acordo com Felippe Machado, secretário municipal de Saúde, é de antecipar a possível epidemia. Embora o Paraná já tenha declarado, Londrina não se enquadra, até o momento, na situação.
Até a quarta-feira (28), Londrina teve 4.260 casos suspeitos. Destes, 334 testaram positivo para a dengue, outros 2.504 foram descartados e 1.422 estão em análise. Clique aqui para ver a lista dos bairros com maiores índices de infestação e como fazer o teste rápido.