Criança de 12 anos é mordida por morcego e morre vítima de raiva humana
Uma menina indígena de 12 anos morreu na última sexta-feira (29), ela foi diagnosticada com raiva humana. A criança estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o início do mês de abril. O caso foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Minas Gerais.
A menina ficou doente após ser mordida por um morcego. Esta é a terceira morte por raiva humana no Brasil em 2022. Todas as vítimas moravam na mesma aldeia, localizada em uma comunidade rural na cidade de Bertópolis, no Vale do Mucuri (MG).
- Leia também:
Um quarto possível caso de raiva humana está sendo investigado. Trata-se de uma menina de 11 anos, que apresentou alguns sintomas como febre e cefaléia. A investigação começou devido ao parentesco com a última vítima. A menina segue internada e seu quadro de saúde é estável.
A SES-MG iniciou uma série de medidas que objetivam evitar a transmissão da doença. Até 28 de abril, 982 pessoas das 1.037 que vivem na região foram vacinadas contra raiva humana.
De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-MG, Herica Vieira Santos, não há indícios de que o vírus esteja circulando entre outros animais.
“Até o momento, não há indícios de que o vírus esteja circulando em outros animais dentro das comunidades. É importante reforçar que em caso de acidentes envolvendo mamíferos silvestres e/ou domésticos, a pessoa deve procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional quanto à necessidade de realização de tratamento profilático”,
explicou.
*Com informações do portal Terra e SES.