Curitiba amplia vacinação contra gripe para toda a população; veja cronograma

por Isadora Deip
com informações da Prefeitura de Curitiba e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 23 maio 2022, às 17h55. Atualizado às 22h56.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba amplia a vacinação contra a gripe para a população em geral, com convocação por faixas etárias, a partir desta terça-feira (24).

O primeiro grupo a ser chamado é o das crianças e adolescentes entre 5 e 12 anos. A partir da quinta-feira (26), podem receber a vacina contra o vírus da gripe pessoas entre 50 e 59 anos.

A vacinação será oferecida em 106 Unidades de Saúde, das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira. Os locais podem ser conferidos no site Imuniza Já.

A ampliação para a população em geral é possível após Curitiba completar a convocação dos públicos-alvo prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe e sarampo, do Ministério da Saúde.

São convocados, primeiramente, os grupos das faixas etárias mais próximas daqueles que têm maior vulnerabilidade imunológica (idosos e crianças pequenas). A priorização de públicos-alvo mais vulneráveis visa protegê-los de casos mais graves da gripe, que pode levar a internamentos e morte.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o escalonamento oferece segurança sanitária, evitando aglomerações nos pontos de imunização.

Adesão à campanha

Até a última sexta-feira (20), apenas 48,4% dos idosos com 60 anos ou mais haviam recebido a vacina contra a gripe, conforme a Prefeitura. A porcentagem de imunizados para este grupo (o primeiro a ser chamado, no final de abril) em Curitiba é maior que a média nacional (42%), mas muito abaixo da meta da campanha, que é de 90% de imunizados. 

Em 2021, a adesão do curitibano à vacina da gripe também foi abaixo da esperada: 56,1%. Segundo o Instituto Butantan, fabricante da vacina contra influenza usada na Campanha, a baixa cobertura vacinal foi dos fatores que contribuiu para a epidemia da doença no Paraná no final do ano passado.

Leia também: Covid-19: Estado de emergência em saúde pública chega ao fim no Brasil

“Muita gente ainda não compareceu e esperamos que se vacinem o quanto antes. Os meses mais frios do ano estão chegando e é a época em que, historicamente, Curitiba tem maior incidência de pessoas adoecendo por doenças respiratórias. Quereremos preservar vidas e, para isso, o curitibano precisa fazer sua parte”,

convoca a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella. 

Cronograma vacinação contra a gripe

Segunda a sexta feira, da 8h às 17h

  • A partir de 24/5 (terça-feira): vacinação de crianças de 5 a 12 anos e repescagens;
  • A partir de 26/5 (quinta-feira): vacinação de Adultos de 50 a 59 anos e repescagens;

* repescagens: Devem procurar a vacina pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram: caminhoneiros; pessoas com deficiências permanentes; idosos de 60 anos ou mais; crianças de 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias); professores e trabalhadores do ensino; doentes crônicos; trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias); motoristas e cobradores do transporte coletivo; trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das forças armadas (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis e guardas municipais).

Atenção:

  • Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e crianças com doenças crônicas podem procurar qualquer unidade, exceto a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho;
  • Pessoas com 12 anos ou mais podem procurar qualquer unidade, exceto a Unidade de Saúde Mãe Curitibana;
  • A vacinação de motoristas do transporte coletivo é feita nos locais de trabalho; profissionais de Saúde autônomos são vacinados na sede do Coren-PR (Rua Professor João Argemiro Loyola, 74, Seminário, das 8h às 17h).
Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.