Entenda como funciona a UPA on-line inaugurada em Londrina

por Redação RIC.com.br
com informações de N.Com
Publicado em 16 jun 2022, às 13h21.

Foi inaugurada, nesta quarta-feira (15), o Programa UPA On-line, em Londrina, norte do Paraná. O projeto deve prestar atendimento médico e de enfermagem para os londrinenses, sem que saiam de casa.

A UPA On-line ficará em teste na cidade por 30 dias. Ela é uma parceira entre a Prefeitura e a Near Telemedicina. A plataforma deverá realizar até 600 atendimentos por dia, que soma 18 mil em um mês.

O atendimento inclui o cadastro do usuário, acolhimento e triagem. Se necessário, pode ser feito o encaminhamento para teleconsulta emergencial ou agendamento de atendimento com médico clínico-geral ou profissional de saúde. Será notificado caso a melhor opção seja a consulta presencial.

O atendimento virtual será realizado por profissionais de saúde fornecidos pela empresa. A intenção é desafogar os atendimentos presenciais, “principalmente de casos mais leves e simples e que são mais de 70% da nossa demanda diária em unidades de Pronto Atendimento”, explica Felippe Machado, secretário municipal de saúde.

Como usar?

O usuário deve abrir o aplicativo WhatsApp e enviar uma mensagem para o (21) 9 7299-4203. Inicialmente, o cidadão será atendido por uma inteligência artificial, que irá coletar as informações pessoais do usuário. Caso seja o primeiro contato, serão solicitados para cadastro dados pessoais como CPF, nome completo, endereço e data de nascimento.

O paciente será transferido para atendimento com a equipe de Enfermagem, que irá questionar o paciente sobre quais sintomas ele apresenta. Se tiver dificuldade ou restrições para digitar, ele poderá enviar mensagens em áudio. A plataforma também oferece intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), basta o usuário enviar uma mensagem solicitando o serviço.

Feita a triagem, deve ocorrer um dos três desfechos seguintes: o paciente receberá a orientação do enfermeiro para seu autocuidado; ou será transferido para uma teleconsulta por videochamada com médico (generalista ou de Família e Comunidade).

Pode ocorrer ainda o direcionamento para atendimento presencial em unidade de saúde referenciada pelo Município. E, em caso de encaminhamento, o paciente irá receber cópia do prontuário para apresentar na unidade.