Evento de cirurgia ‘Robô 24 Horas’ acontece nesta sexta e sábado no Paraná

por Arion Wolff
com supervisão de Danilo Duarte
Publicado em 20 out 2022, às 17h46.

Um mutirão de cirurgias robóticas – em que os robôs auxiliam nos procedimentos – acontecerá nesta sexta (21) e sábado (22), em Curitiba, contando com a presença de pelo menos 35 profissionais da área médica. Haverá transmissão online para que os médicos interessados no uso da tecnologia possam acompanhar o evento.

Chamado de ‘Robô 24 Horas’, o evento é organizado pelo Instituto Falke (Ifalke) e Instituto Jacques Perissat (IJP), ambos sediados em Curitiba. As cirurgias disponíveis vão abranger as áreas de cirurgia do aparelho digestivo e obesidade, ginecologia, urologia, coloproctologia, oncologia e cirurgia torácica.

Evento de cirurgia ‘Robô 24 Horas’ acontece nesta sexta e sábado no Paraná (Vídeo: Instituto Falke e Instituto Jacques Perissat)

As inscrições no evento são gratuitas, mas voltadas apenas para a comunidade médica, e podem ser realizadas pelo site robo24horas.4edu.com.br.

As atividades serão conduzidas por um time de profissionais atuantes nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, além dos Estados Unidos. A transmissão das instruções será feita dos estúdios Scolla, um centro de treinamento cirúrgico inaugurado neste ano no município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Nos dois dias serão feitas e transmitidas 24 cirurgias robóticas, em dois canais simultâneos. Alunos das instituições organizadoras também poderão assistir aos procedimentos. “Teremos a oportunidade de compartilhar da experiência dos mais renomados cirurgiões brasileiros. A plataforma de transmissão permitirá ao congressista escolher a cirurgia que deseja acompanhar”, explica o médico Reitan Ribeiro, diretor técnico de uma das instituições.

Cirurgia robótica e seus benefícios

A cirurgia robótica é uma técnica assistido por robôs, em que todas as manobras são conduzidas pelo cirurgião e executadas através do equipamento, com controle de movimento feito por meio de dispositivos eletrônicos. Possuindo a vantagem de ser minimamente invasiva e disponibilizar um procedimento de alta precisão e reduzir o tempo de recuperação do paciente na fase pós-intervenção.