Guaratuba e Matinhos derrubam obrigatoriedade de uso de máscaras em locais abertos
Seguindo as normas editadas pelo Governo do Paraná, as cidades de Guaratuba e Matinhos, no Litoral do Estado, acabaram com a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção em ambientes abertos e também para crianças com menos de 12 anos. Nesta sexta-feira (18), os dois munícipios editaram novos decretos mudando a legislação sobre o tema.
O Decreto Municipal de Guaratuba publicado nesta sexta, segue normativas do Estado referente as novas medidas de uso de máscara de proteção, que a partir desta quinta-feira (17), tornou-se não obrigatório em ambientes abertos e uso liberado para crianças menores de 12 anos, ficando a critério dos pais ou responsáveis. O uso de máscaras permanece obrigatório em ambientes fechados, como eventos, transporte público, trabalho ou comércio.
Já a Prefeitura de Matinhos informa que acolhe integralmente o conteúdo do decreto estadual. Permanece obrigatório o uso de máscaras pela população em geral apenas em ambientes fechados. Pessoas que apresentem sintomas da Covid-19 deverão usar máscaras em ambientes fechados e abertos. E crianças menores de 12 anos estão dispensadas da obrigatoriedade de utilização das máscaras.
De acordo com a Administração Municipal, o sucesso do programa de vacinação em Matinhos e a redução na taxa de transmissão da Covid-19 na cidade também foram levados em consideração para a elaboração do novo decreto.