Infestação de dengue: Pato Branco decreta situação de emergência
A Prefeitura de Pato Branco, no Sudoeste do Estado, decretou na tarde de segunda-feira (11), situação de emergência devido ao alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. O decreto tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Com o decreto nº 9.198, o município poderá executar ações necessárias ao combate da proliferação do mosquito, como contratação temporária de equipe, requisitar pessoal e equipamentos de outros setores, além da implementação de ações de combate e prevenção às doenças.
O documento ainda estabelece medidas aos proprietários de imóveis urbanos ou rurais, inquilinos ou responsáveis por propriedades particulares, para evitar a proliferação do mosquito, tendo multas e punições para o descumprimento.
De acordo com a Vigilância de Saúde, em janeiro deste ano, Pato Branco apresentava um índice de infestação vetorial do Aedes Aegypti de 0.6%. Em apenas três meses, o índice saltou para 4,4%. Até a última sexta-feira (9), 355 casos confirmados, com 99,7 % dos casos autóctones.