Inovação médica: homem recebe coração de porco

por Eduardo Teixeira
com informações do The New York Times
Publicado em 11 jan 2022, às 10h02.

David Bennett, de 57 anos, paciente dos Estados Unidos, foi a primeira pessoa do mundo a realizar um transplante de coração de porco, em Maryland, nos Estados Unidos. De acordo com um novo boletim da universidade Maryland Medical School, divulgado nesta segunda-feira (10), o homem passa bem, após a cirurgia de sete horas.

O transplante foi realizado na última sexta-feira (07), o porco usado no transplante foi geneticamente modificado para eliminar vários genes que teriam levado o órgão a ser rejeitado pelo corpo de Bennett.

O coração doado permaneceu em uma máquina para preservá-lo antes da cirurgia, e a equipe também usou um novo medicamento junto com outras substâncias convencionais para suprimir o sistema imunológico e impedir que rejeite o órgão.

Segundo o jornal americano New York Times, este foi o primeiro transplante bem-sucedido de coração de porco em um ser humano.

O transplante foi considerado a última esperança de salvar a vida de Bennett, embora ainda não esteja claro quais são suas chances de sobrevivência a longo prazo.

“Está funcionando e parece normal. Estamos emocionados, mas não sabemos o que o amanhã nos trará. Isso nunca foi feito antes” afirmou o médico Bartley Griffith, diretor do programa de transplante cardíaco do centro médico, que realizou a operação. 

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.