Lar de idosos tem surto de Covid-19 com mais de 50 casos no Paraná

Publicado em 16 dez 2022, às 08h56. Atualizado às 08h59.

A Prefeitura de Apucarana confirmou um surto de Covid no Lar São Vicente de Paulo. Testagens realizadas nesta quinta-feira (15) diagnosticaram 49 idosos infectados pela Covid, além de 9 funcionários do turno da manhã e da tarde.

O médico Odarlone Orente explicou que todos os internos têm sintomas leves e que não houve necessidade de internamento hospitalar. “Felizmente, todos estão com o ciclo completo de vacinação. O quadro também é idêntico em relação aos enfermeiros e demais atendentes que prestam serviços aos idosos abrigados na instituição”, relatou.

O secretário de Saúde, Emídio Bachiega, informa que os idosos com maiores fatores de risco estão sendo monitorados de forma contínua. “Todos têm a proteção das doses de vacinação recebidas ao longo da pandemia mas, em alguns casos, é preciso um acompanhamento mais minucioso”, assinalou.

O Lar São Vicente de Paulo teve um surto da doença no começo de dezembro de 2021, quando 23 pessoas, entre idosos internos e funcionários, testaram positivo para o novo coronavírus, levando a óbito 6 idosos que viviam no local. Após esse episódio o Lar São Vicente foi priorizado para receber os primeiros lotes de imunização contra a Covid.

Na época, o lar foi escolhido para dar início à vacinação contra a Covid, no dia 20 de janeiro  de 2021.

A segunda dose da vacina foi aplicada no dia 15 de fevereiro. E, no dia 24 de março, foi realizada a primeira coleta de exames PCR depois da vacinação entre os internos e a segunda no dia 8 de abril. Na ocasião, todos os resultados vieram negativos.

No pico máximo da pandemia, o Lar São Vicente de Paulo é um termômetro significativo que funcionou para a saúde pública de Apucarana, como um “termômetro”, para avaliar a eficácia dos imunizantes. O abrigo concentra um grupo de pessoas idosas, com diversos tipos de comorbidades que precisam de um reforço no acompanhamento.