Laranjeiras do Sul torna o uso de máscara facultativo

por Isadora Deip
com informações da Prefeitura de Laranjeiras do Sul e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 14 mar 2022, às 21h54. Atualizado às 21h55.

O uso de máscaras passa a ser facultativo em Laranjeiras do Sul, no Centro-Oeste do Paraná, a partir desta segunda-feira (14). A medida vale tanto para ambientes abertos quanto fechados.

A decisão foi anunciada pelo prefeito Berto Silva durante reunião com o secretário de saúde, Valdecir Valicki, e com integrantes do Comitê de Enfrentamento da Pandemia.

“Na prática, o que estamos dizendo é que não haverá, por parte do município, qualquer tipo de fiscalização ou medida coercitiva contra aquelas pessoas que deixarem de usar máscaras. Quem se sentir mais protegido usando máscara, que use. Aqueles que não quiserem usar, vamos respeitar também”,

explicou o prefeito.

O prefeito destacou que mais de 90% da população de Laranjeiras do Sul com mais de 5 anos já receberam pelo menos uma dose e 80% já está com as duas doses. O número de infectados pela Covid-19 também caiu nos últimos boletins epidemiológicos.

“Nós sabemos que a pandemia não acabou, mas sabemos também que muitas pessoas já não suportam mais o uso de máscaras. O cenário agora é muito diferente comparado ao ano passado porque temos vacina”,

afirmou.

Ambientes hospitalares

De acordo com o decreto, o uso de máscaras em todos os estabelecimentos de saúde do município permanece obrigatório. Medidas como distanciamento social e higienização com álcool em gel devem ser mantidas tanto em locais abertos quanto fechados, sendo públicos ou privados.

Denúncias relativas ao descumprimento das restrições devem ser feitas pelo telefone (42) 3635-7594.

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.