Maringá adia 4ª dose da vacina contra Covid-19 para imunossuprimidos
A Prefeitura de Maringá afirmou nesta segunda-feira (10) que iniciará a vacinação da 4ª dose contra covid-19 para pessoas com alto grau de imunossupressão a partir do dia 24 de janeiro. Na semana passada, a administração municipal havia divulgado que a 4ª dose para este público começaria nesta segunda (10).
Segundo a prefeitura, a data leva em consideração a semana que terá pessoas com o intervalo necessário de quatro meses entre a 3ª e 4ª doses.
Para receber a dose adicional, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e Carteira de Vacinação. Aqueles que se tornaram imunossuprimidos após a terceira dose devem apresentar laudo, exame ou receita que comprovem a imunossupressão.
São considerados pessoas com alto grau imunossupressão:
- Pessoas com imunodeficiência primária grave
- Paciente em processo de quimioterapia com câncer
- Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoieticas em uso de drogas imunossupressoras
- Pessoas com HIV/Aids
- Pessoas em uso de corticoides em doses maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais
- Pessoas em uso de drogas modificadoras da resposta imune
- Pacientes com doenças auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias
- Pacientes em hemodiálise
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas
Crianças
A vacinação para crianças de 5 a 11 anos de idade será iniciada em Maringá após envio do lote via Ministério da Saúde. A previsão do Governo Federal é que os lotes do imunizante direcionado às crianças deverão chegar aos Estados a partir do dia 14 de janeiro, com distribuição aos municípios nos dias subsequentes.
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, anunciou na manhã da última sexta, 7, que a vacinação de crianças será realizada nos Centros de Educação Infantil (CMEIs) próximos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).