Maringá bate novo recorde de casos de Covid-19 e prefeitura amplia horário para testagem

Publicado em 20 jan 2022, às 10h08.

Nesta quarta-feira (19), o número de casos confirmados de Covid-19 em Maringá foi de 1.229, sendo o maior desde o início da pandemia, em março de 2020. O novo número superou o antigo recorde, que havia sido atingido no dia anterior, com 1.103 casos confirmados.

Os dados, divulgados na quarta, são referentes às 24 horas de terça-feira (18). O número recorde de confirmações acontece logo após as festas de fim de ano, em que tradicionalmente ocorrem aglomerações. O período também coincide com o retorno de boa parte da população para a cidade, após viagens de fim de ano, sobretudo para o litoral.

Apesar do número crescente de casos, nenhum óbito foi confirmado, reflexo sobretudo da vacinação. Há 7.747 casos ativos da doença em Maringá. Desde o início da pandemia, a cidade registrou 77.052 casos de coronavírus, resultando em 1.621 óbitos.

Testes

A partir desta quinta, a testagem de covid-19 e atendimento para pessoas com sintomas leves de covid-19 serão realizados nas UBSs Industrial e Quebec, das 9h às 21h. Também farão testes de Covid-19 as UBSs Ney Braga, Império do Sol, Internorte e Cidade Alta, das 9h às 16h.

“Muitas pessoas têm procurado as unidades de saúde sem sintomas, ou porque teve contato recente com alguém positivado. Mas alertamos que o teste rápido em pessoas assintomáticas pode gerar um resultado ‘falso negativo’, ou seja, a pessoa está com o vírus, mas a carga viral é baixa para ser detectada no teste”, esclarece o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi.

A Policlínica Zona Sul não fará testagem por questões técnicas e operacionais. O atendimento para pessoas com sintomas mais graves de covid-19 é realizado nas UPAs Zona Norte e Zona Sul.