Maringá vai exigir passaporte vacinal para eventos públicos e privados; multa pode chegar a R$ 150 mil

Publicado em 7 jan 2022, às 12h04. Atualizado às 12h29.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, anunciou, na manhã desta sexta-feira (7), que o município exigirá a comprovação da vacina em eventos ou a apresentação do teste negativo feito nas últimas 24 horas. “Mais uma ação da Prefeitura de Maringá para controlar a alta nos casos de covid-19”, disse.

O decreto municipal vale para eventos tanto públicos quanto privados, como shows, jogos, casamentos, congressos, entre outros. A medida não proíbe eventos na cidade.

Organizadores que descumprirem a exigência serão notificados, recebendo multa com valor entre R$ 5 mil a R$ 150 mil, dependendo do tamanho do evento. O decreto passa a vigorar nesta segunda-feira (10).

A administração municipal afirmou ainda que irá fiscalizar os eventos. Na manhã desta sexta, a Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária já realizaram uma fiscalização no centro da cidade, multando quem andava sem máscara em até R$ 550.

Vacinação infantil

De acordo com o prefeito, a estratégia de vacinação de crianças já está feita e irá utilizar a estrutura dos Centros de Educação Infantil (CMEIs) próximos a Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacinação infantil deve começar ainda em janeiro na cidade.

Na próxima segunda-feira (10), três novas UBSs farão testes rápidos de covid-19. Em breve, os endereços serão divulgados. A Prefeitura de Maringá ressalta a importância de seguir com medidas de prevenção contra a covid-19, principalmente após o período de festividades.