Moda entre os jovens: fumar cotonete não dá 'barato' e é prejudicial
Recentemente alguns vídeos de jovens fumando cotonete viralizaram nas redes sociais. No entanto, os especialistas fazem alerta sobre está nova moda.
Leia mais:
Em entrevista ao portal R7, o pneumologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Claudio Luiz Ferraz, disse que a combustão desses dois materiais separadamente pode provocar danos à saúde.
“É uma coisa muito recente, então não deu tempo de conduzir estudos científicos mais apurados sobre o assunto. Mas, por princípio, a combustão, que gera a produção de fungos e fumaças, que vão ser inaladas pelo pulmão, sempre é potencialmente danosa, sempre, independente do material que vai ser submetido à queima”, diz o médico.
O especialista disse também que o plástico quando queimado, pode liberar substâncias cancerígenas e o algodão causa uma doença já descrita há anos.
“Existe um histórico de uma doença, que é a bissinose, que é uma condição causada pela inalação de partículas de fibra de algodão, [que acomete] principalmente trabalhadores da indústria do algodão, e costuma dar sintomas de chiado no peito, falta de ar. Sabemos que o algodão, as suas fibras, quando inaladas, podem ser muito danosas ao pulmão”, conta.
Alerta
O profissional ainda alerta aos pais para que fiquem atentos aos comportamentos dos jovens, já que o cigarro tradicional e o eletrônico, são ameaças potenciais para a saúde respiratória e em geral.
“Se esses jovens estão tendo esse tipo de comportamento de risco, eles podem também participar de outros comportamentos de risco, como buscar outras drogas que fazem mal à saúde”, afirma o pneumologista.