MPPR convoca reunião com hospital que suspendeu cirurgias pediátricas em Londrina
A suspensão de todas as cirurgias pediátriacas, anunciadas na semana passada pelo Hospital Infantil de Londrina, no Norte do Paraná, passaram a valer nesta segunda-feira (19). Em paralelo a isto, o Ministério Público do Paraná (MPPR) convocou uma reunião com diversos órgãos na tentativa de regularizar a situação.
- Leia também:
Conforme apurou a RICtv, participaram da reunião, nesta segunda-feira, promotores do MPPR, a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e representantes da 17.ª Regional de Saúde do Paraná, além da Irmandade da Santa Casa, que é a administradora do hospital.
O encontrou durou mais de uma hora e o MPPR deu prazo até 30 de setembro para que o hospital regularize a situação. Caso contrário, a instituição pode perder o contrato que possui com o SUS para realizar os procedimentos.
Faltam pediatras
A suspensão de cirurgias foi anunciada pelo hospital por causa da falta de médicos pediatras disponíveisna região para atuar no hospital. A instituição já vinha enfrentando a suspensão do atendimento pediátrico, para direcionar os profissionais que tinha para o pronto socorro, para suprir a demanda mais urgente.
O hospital realiza cirurgias pediátricas pelo SUS, particular e por planos de saúde. A suspensão das cirurgias iniciada nesta segunda, em princípio, é por prazo indeterminado. As crianças estão sendo direcionadas a outras unidades de saúde, como o Hospital Universitário de Londrina, que já se preocupa com a sobrecarga no atendimento.