No sábado (11), cascavelenses podem se vacinar contra a gripe; entenda
Sábado (11) será realizado em Cascavel, no Oeste do Paraná, o dia D de vacinação contra a Gripe, Sarampo e Covid-19. Ao todo, oito unidades de saúde vão aplicar as doses, das 8h às 17h.
As unidades que vão participar do dia D são: Interlagos, São Cristóvão, Aclimação, Santa Cruz, Nova Cidade, Floresta, Neva e Cancelli. Veja abaixo quais vacinas serão disponibilizadas para população e quais são as orientações para receber o imunizante.
Gripe
A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Cascavel será liberada para todos os públicos a partir dos 6 meses de idade no dia D, e assim permanecerá posteriormente durante a semana. O Município ainda tem cerca de 60 mil doses disponíveis.
Segundo o último levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, menos da metade do público-alvo foi imunizado.
Os últimos dados do PMI (Programa Municipal de Imunização) apontam que apenas 42% dos cascavelenses estão com a vacina em dia. A meta é imunizar mais de 127 mil pessoas.
Sarampo
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo, voltada para crianças de seis meses até menores de 5 anos, também está com a cobertura vacinal baixa, com apenas 24% dos pequenos imunizados até agora.
No sábado, será o Dia D da campanha, portanto, a Saúde pede que os pais levem os pequenos e aproveitem a oportunidade.
Covid
Quem está com alguma dose contra a Covid-19 em atraso também pode aproveitar a data para colocar em dia o esquema vacinal. As equipes de saúde vão respeitar o período de quatro meses para que seja aplicada a dose de reforço.
Todas as vacinas que serão aplicadas são gratuitas. Para receber qualquer uma das imunizações é necessário comparecer em um dos locais portando carteirinha de vacinação e documento com foto.
O uso de máscara é obrigatório dentro das unidades de saúde.
Na semana
Além do sábado, a vacinação contra a Covid-19 continua sendo realizada nas unidades de saúde do município. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h. Para melhor atender a população que procura o reforço de doses, as aplicações foram divididas entre as unidades de saúde.
Até o dia (10), será feita a aplicação da terceira dose para os adolescentes de 12 a 17 anos, em todas as unidades. Nesta semana também foi liberada a quarta dose do imunizante para o público geral a partir dos 50 anos e também para os profissionais de saúde e de limpeza urbana.
Os profissionais que tomarão o reforço deverão comprovar vínculo empregatício para receber o imunizante.
A terceira dose para população geral está disponível em todas as unidades de saúde, para os que tomaram a segunda dose há 4 meses.
A segunda dose de Astrazeneca para adultos está sendo aplicada exclusivamente na UBS do São Cristóvão. Já a segunda dose de Coronavac é aplicada na UBS da Neva.
Na unidade do Cancelli, o atendimento é para a segunda dose da Pfizer adulto. A segunda dose da Janssen tem vez na unidade do Aclimação.
Vacinação infantil
A aplicação das vacinas pediátricas será focada na quinta e sexta-feira (9 e 10). A primeira dose e a segunda dose da Coronavac para as crianças serão aplicadas em todas as unidades.
Já, os pequenos que precisam tomar a segunda dose da Pfizer pediátrica terão a vacina disponível nas unidades do Aclimação Interlagos e Nova Cidade.