Ômicron pode sobrecarregar UTIs em província mais populosa do Canadá
OTTAWA (Reuters) – A variante Ômicron da Covid-19 está se disseminando rapidamente em Ontário, a província mais populosa do Canadá, e pode sobrecarregar as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) no começo do próximo mês se não houver uma intervenção imediata, afirmou um painel de especialistas nesta quinta-feira (16).
“Esta será provavelmente a onda mais dura da pandemia”, disse Steini Brown, chefe do Painel Consultivo de Ciência Covid-19 de Ontário.
O painel publicou uma modelagem dizendo que apenas aumentar a vacinação não seria suficiente para enfrentar a Ômicron. Em vez disso, cobrou medidas de saúde pública para cortar o contato das pessoas em 50% e garantir uma rápida entrega de doses de reforço.
“A Ômicron transmite muito rapidamente… sem uma intervenção imediata, a ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo pode atingir níveis insustentáveis no começo de janeiro”,
disseram os especialistas.
Ontário, que representa pouco menos de 40% da população do Canadá, havia relatado 2.421 novos casos diários, quase o dobro em relação à semana anterior. Nacionalmente, a média de novos casos diários cresceu cerca de 75% nas últimas seis semanas, segundo contagem da Reuters.
Ontário afirmou na quarta-feira (16) que estava limitando eventos em locais fechados com mais de 1.000 pessoas para 50% da capacidade. Brown disse que ainda não seria suficiente para conter o rápido crescimento da Ômicron.
Por David Ljunggren