Ozempic: Medicamento para diabetes pode faltar nas farmácias
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) orienta aos pacientes com diabetes que fazem uso do medicamento Ozempic, que procurem ajuda médica caso não encontrem o remédio, uma vez que a Novo Nordisk – fabricante do remédio – anunciou uma possível falta devido a liberação da Anvisa para o uso da semaglutida no auxílio da perda de peso, que aumentou o consumo.
Leia mais:
- Após Carnaval, qual será o próximo feriadão prologando? Confira as datas e prepare-se!
- Barbearia naturista tem clientes e funcionários completamente nus
De acordo com o presidente da SBD, Levimar Araújo, existem substitutos para o Ozempic, e é importante que os pacientes não parem o tratamento, pois as taxas glicêmicas podem aumentar. A substituição da semaglutida é fundamental para que os pacientes não sofram consequências ruins, como o aumento da glicemia.
A SBD apoia o uso da semaglutida para a perda de peso, mas alerta que a compra de medicamentos deve ser realizada sempre com prescrição médica e que se evite tanto a automedicação como a compra de estoques de medicamentos, evitando, dessa forma, que falte o remédio para quem está em tratamento. O coordenador do Departamento de Síndrome Metabólica e Pré-Diabetes da SBD, Denis Ferraz, reforça ainda sobre outras alternativas para emagrecimento, tão eficientes quanto e menos custoso.
Vale lembrar que o alto consumo do remédio pode acarretar na falta da produção de canetas de insulina, que prejudicaria milhões de pacientes que necessitam do medicamento.