Paraná promove mutirão de vacinação neste sábado (23); veja imunizantes disponíveis
Municípios de todo o Paraná terão unidades de saúde abertas para o Dia D da vacinação neste sábado (23), que vai promover a atualização do calendário vacinal. A ação inclui todos os imunizantes elencados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), além de contemplar também o novo público, crianças de três e quatro anos, contra a Covid-19.
A mobilização conta com o apoio de prefeituras e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), e busca ampliar a cobertura vacinal no Estado. A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é procurar o posto de saúde do seu município e verificar os horários de vacinação. Para atender melhor o público, algumas unidades vão estender o horário de funcionamento até às 21h.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 26 milhões de doses contra a Covid-19 já foram aplicadas no Paraná. A vacinação abrange público acima dos 3 anos com D1 (exclusivamente da vacina da CoronaVac), além de crianças de 5 a 11 na fase da D1 e D2, de 12 a 39 anos também com a dose de reforço e acima de 40 anos com a segunda dose de reforço, incluindo trabalhadores de saúde.
A cobertura vacinal contra a gripe, cuja meta é de 90%, atingiu 72% do público preconizado até o momento. Ela está disponível para a população acima de seis meses de idade. O sarampo, que tem meta de 95%, também ficou abaixo do esperado, com 46,46% de cobertura vacinal nas crianças menores de 5 anos.
Dados preliminares do primeiro quadrimestre deste ano mostram que as coberturas das vacinas de rotina indicadas pelo Ministério da Saúde permanecem abaixo da meta preconizada: BCG (77,74%), Febre Amarela (74,27%), Hepatite A (73,77%), Hepatite B (76,41), Meningocócica (77,37%), Pentavalente (76,41%), Pneumocócica (78,4%), Poliomielite (72,15%), Rotavírus (75,7%), Tríplice Viral (86,85%) e HPV em meninas (62,51%) e meninos (46,10%).
Vacina contra a Covid-19 em Londrina
Em Londrina, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, deu entrevista na manhã deste sábado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ouro Branco, sobre a vacinação de crianças de três e quatro anos contra a Covid-19. No município, até esta manhã, 1.045 crianças desta faixa etária foram cadastradas por pais ou responsáveis para receber o imunizante. O Governo Municipal estima que, ao todo, Londrina tenha 12 mil crianças de três e quatros anos aptas para receber a vacina.
“No início, há ainda, por conta de muitas fake news, muitas notícias falsas e desinformação gerada durante toda a pandemia, uma cerca resistência dos pais e das mães. A gente precisa desconstruir isso, dada a importância da vacinação nas crianças, e a partir de segunda-feira (25), todas as unidades, todas as UBS’s da cidade, passam também a contar com a vacina para agendamento das crianças maiores de três anos”,
explicou Machado.
O secretário ainda ressaltou a importância da imunização desta faixa etária, considerando que as crianças desta idade têm mais dificuldade em usar corretamente as máscaras. Apesar da doença não ter se mostrado agressiva para os pequenos na maioria dos casos, eles possuem muito contato com adultos e idosos e podem transmitir a Covid-19.