Paraná receberá mais 53,6 mil vacinas contra Covid-19 para crianças; veja quando
O Paraná receberá mais 53,6 mil vacinas contra a Covid-19 para crianças de seis meses a dois anos incompletos. O Ministério da Saúde divulgou a programação de envio do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, da Pfizer BioNTech, a ser entregue nesta sexta-feira (11). Anteriormente a vacina era indicada somente para pessoas acima de três anos.
Leia mais:
- Covid-19: Mais de 700 mil paranaenses não tomaram nenhuma dose da vacina
- Nova onda de covid-19: Volto a usar máscara? Precisa de 5ª dose? Tire dúvidas
- Sífilis bate recorde de casos em Maringá e prefeitura faz alerta
O lote chegará no voo LA-3270 no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), às 7h. O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) receberá as vacinas e fará a conferência, armazenamento e definição de logística para distribuição. O Cemepar estima que os imunizantes possam ser entregues para as 22 Regionais de Saúde até o fim da próxima semana.
Segundo o Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do MS, o esquema primário de vacinação deverá conter três primeiras doses, sendo que as duas primeiras devem ser administradas com intervalo de quatro semanas e a terceira dose após oito semanas da segunda aplicação.
A DEIDT recomenda vacinar primeiramente somente o público com comorbidades. A Secretaria da Saúde (Sesa) estima que o Paraná tenha por volta de 377 mil crianças nessa faixa etária e que aproximadamente 10% possuem algum tipo de comorbidade.
A Sesa solicitou ao Ministério da Saúde um quantitativo de 1,4 milhão de imunizantes para esse público. A remessa de 53.600 vacinas que chegará ao Estado será suficiente para imunizar cerca de 17,8 mil crianças, assegurando as três doses do esquema primário.