Reunião vai definir como será o reforço da vacina contra Covid-19, em Cascavel
Uma reunião deve estipular como será a aplicação da segunda dose de reforço (R2) ou quarta dose contra a Covid-19 em pessoas acima de 18 anos, na cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná. A liberação para esse público foi realizada pela Sesa (Secretaria de Saúde) nesta quinta-feira (10).
Segundo a Prefeitura de Cascavel, a notificação da Sesa já foi recebida pelo município. No entanto, não há um prazo para que seja iniciada a imunização no município. O cronograma de como serão aplicadas as doses e os locais devem ser estipulados na reunião.
Na próxima quarta-feira (16), a 10 ª Regional de Saúde deve receber 9 mil doses de que serão distribuídas para os 25 municípios.
Paraná
A orientação foi formalizada na quarta-feira (9) por meio da Deliberação nº 254/2022 da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB). Segundo o documento, a ampliação será realizada enquanto houver disponibilidade de vacinas contra a Covid-19 nos municípios, e a depender de novos envios de doses por parte do Ministério da Saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, explicou o motivo da mudança. “O Paraná tem disponibilidade de vacinas e a baixa procura por esses imunizantes preocupa, assim como a constante aparição de novas variantes da doença. As prefeituras que ainda não ampliaram poderão fazer um novo chamamento buscando aumentar essa cobertura vacinal e proteger nossa população”, afirmou.
Segundo um levantamento parcial da Sesa, cerca de 500 mil vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e nos municípios. Além disso, aproximadamente 1,5 milhão de imunizantes passaram do prazo de validade e aguardam a formalização de um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estabelecido por meio de um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Saúde para ampliação da validade.