Saúde reduz para cinco dias isolamento de assintomáticos com Covid-19
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (10) a redução do período de isolamento para pessoas diagnosticadas com Covid-19. Segundo a nova medida, pacientes assintomáticos com diagnóstico negativo para a doença após cinco dias da infecção podem ser liberados do isolamento.
Se o paciente não apresentar sintomas após os cinco dias, mas continuar testando positivo para a doença, o recomendado é manter a quarentena por pelo menos 10 dias depois da infecção.
O Ministério afirma que o paciente que não realizar o teste depois de cinco dias do diagnóstico positivo pode sair do isolamento no sétimo dia após a contaminação, desde que não apresente nenhum sintoma da doença. Já para pacientes que ainda relatarem sintomas após sete dias do diagnóstico, é recomendado o teste para descobrir se a infecção ainda permanece. Nestes casos, a quarentena deve ser mantida até dez dias da infecção.
Mesmo em quadros assintomáticos, o Ministério da Saúde reforça as medidas de segurança necessárias: evitar aglomerações, fazer a higiene adequada das mãos e utilizar máscara em ambientes públicos e fechados.
“As recomendações são as mesmas. O cuidado é individual e o benefício é de todos. Vamos trabalhar para sair dessa questão da terceira onda de maneira menos impactante sobre a vida das pessoas”,
, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Segundo o ministro, devido à presença da variante Ômicron no Brasil e sua capacidade de transmissão, a atenção às medidas de proteção pessoal são ainda mais relevantes.
“Já que janeiro é um mês de férias, quero pedir às pessoas que procurem evitar grandes aglomerações em casa. Assistimos no ano passado um aumento de casos em janeiro e, neste ano, temos a Ômicron. É necessário uma certa cautela. Quem vai fazer festa em casa, que faça isso com bastante responsabilidade para evitar um aumento ainda maior dos casos”,
reforçou Queiroga.
A redução do tempo de isolamento passou a ser mais debatida após hospitais e centros médicos brasileiros implementarem redução das quarentenas, autorizando o retorno antecipado de profissionais de saúde aos postos de trabalho. Na semana passada, a prefeitura do Rio de Janeiro publicou uma resolução diminuindo de duas semanas para cinco dias o período mínimo de isolamento recomendado.