Secretaria de Saúde faz alerta sobre vacinação de crianças em Cascavel

Publicado em 24 ago 2022, às 09h21. Atualizado às 11h17.

A secretaria de saúde de Cascavel, no oeste do Paraná, faz um alerta sobre a vacinação contra a poliomielite, no município 14 mil crianças ainda não foram vacinadas. Para que os números melhorem a secretaria tem realizado campanhas de imunização, horários alternativos, comboio saúde, busca ativa e mesmo assim os números da vacinação contra a poliomielite está baixo.

Leia mais: PF e BPFron apreendem embarcação com 300 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai

Dados do programa municipal de imunização, mostram que o município possui mais de 18 mil crianças, que atendem ao perfil da campanha nacional de vacinação. A campanha iniciou no dia oito de agosto e apenas 3.309 crianças receberam a dose, o que representa uma cobertura de apenas 17%. São mais de 14 mil crianças de um ano a menores de cinco anos, que ainda não garantiram a imunização.

A vacinação acontece em todas as unidades de saúde de Cascavel, de segunda a sexta, das 8h às 16h, até o dia nove de setembro. Para os pais que não conseguem levar os filhos durante o dia, foi disponibilizado um horário noturno nas unidades do Nova Cidade, Floresta e Santa Cruz, com atendimento das 8h às 21h45.

A vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil, uma doença que está erradicada do Brasil há 30 anos, mas que existe o risco de voltar, caso a cobertura vacinal não avance em todo o país.

A paralisia pode deixar sequelas gravíssimas e até mesmo levar uma criança à morte, é uma questão de saúde pública e a imunização é um direito da criança.

MULTIVACINAÇÃO

A multivacinação vale para todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Todas as vacinas do calendário de rotina previstas pelo ministério da saúde estarão disponíveis. Dentre elas, doses de influenza, covid, pentavalente, meningo C, HPV, febre amarela e entre outras.

Confira a lista de unidades de saúde clicando aqui.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.