Seis escorpiões são encontrados em duas residências de Toledo
Seis escorpiões-amarelos foram encontrados na terça-feira (26), em duas casas, que ficam no jardim Bressan na cidade de Toledo, no Oeste do Paraná. O aparecimento do animal deixou o município em estado de alerta.
Na manhã desta quarta-feira, os agentes de endemia da cidade estão realizando a limpeza nas casas para verificar se há mais peçonhentos na área. Segundo a coordenadora de Endemias de Toledo, Lilian Konig, que acompanha os trabalhos, o setor de endemias não faz a limpeza em terrenos, isso é obrigação dos moradores.
“ O setor de endemias não faz limpeza, no entanto devido a quantidade de escorpiões encontrados no local, com a autorização do morador, que não está na cidade, estamos realizando uma varredura para verificar se há mais animais e se há também outras espécies.”
Lilian Konig – coordenadora de Endemias de Toledo
Um dos escorpiões foi localizado dentro da caixa de gordura da residência, e outro em uma blusa, a orientação é que as pessoas verifiquem as roupas antes de vesti-las.
“Roupas devem ser sacudidas, e ao realizar a limpeza embaixo é necessário tomar cuidado para evitar acidentes. A picada de um escorpião amarelo, em uma criança ou idoso pode levar à morte. Em adultos ela causa muita dor, então toda prevenção é necessária.”
Lilian Konig – coordenadora de Endemias de Toledo
O peçonhento gosta de ficar em locais úmidos, principalmente em caixas de gordura e ralos. Restos de construção também são locais onde pode haver a proliferação da espécie. Mesmo diante da captura, Lilian Konig pede para que a população não entre em pânico.
“ Não entre em pânico, vamos solucionar e tentar bloquear isso, mas é necessário que caso a população aviste algum escorpião que entre em contato pelo telefone (45) 3196-3095. Nossas equipes vão até o local verificar a situação e dar destino correto. É importante que a comunidade não jogue o animal em qualquer lugar.”
Lilian Konig – coordenadora de Endemias de Toledo
Durante a semana o setor de endemias do município acompanhado pelas Secretaria de Meio-ambiente e Saúde irá fazer orientação aos moradores do bairro.
“ É necessário que as pessoas realizem a limpeza de seus quintais, com a utilização de luvas para proteção para evitar ferimentos, caso haja algum animal no local.”
Lilian Konig – coordenadora de Endemias de Toledo