Sesa muda orientação de isolamento para quem teve contato com pacientes com Covid-19
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) do Paraná atualizou a norma sobre o isolamento para quem tiver contato com pacientes positivados para a Covid-19 no Estado. Com a nova orientação, aqueles que estiverem com o esquema vacinal anticovid completo ou que tiveram a doença nos últimos 90 dias não precisam mais fazer quarentena.
Assim, os paranaenses que se enquadrem nos requisitos não precisam mais fazer isolamento, mesmo que morem na mesma residência dos diagnosticados ou com pessoas que tenham sintomas da Covid-19. No entanto, as medidas de segurança devem continuar, como manter a pessoa diagnosticada isolada dos outros moradores da casa, o uso da máscara e do álcool em gel 70%, e a higienização dos ambientes.
Veja a nota de orientação atualizada da Sesa:
Se você teve contato próximo com alguém com COVID-19 e está em um dos grupos a seguir, não precisa ficar em quarentena, mesmo pessoas que atualmente moram na mesma casa que alguém com sintomas da COVID-19 ou com alguém que testou positivo para a COVID-19 por Teste Rápido de Antígeno ou RT- PCR (contato domiciliar), devendo manter as demais medidas de proteção.
- Você está em dia com suas vacinas para Covid-19 (a comprovação de esquema vacinal da COVID-19 deve ser realizada por meio de comprovante de vacinação plena oficial, ou seja, para as vacinas de duas doses: ter sido imunizado com as duas doses e para a vacina de 1 dose: ter sido imunizado com 1 dose, dose adicional para imunocomprometidos, e dose de reforço quando indicado para a faixa etária, respeitando o calendário de vacinação estadual para a população. O comprovante de vacinação pode ser obtido no aplicativo conecte SUS ou por outro meio comprobatório, como caderneta ou cartão de vacinação emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) ou outro órgão governamental. A Carteira de Vacinação Digital pode ser validada no: Valida QRCode no aplicativo ConecteSUS ou no site validacertidao.saude.gov.br.)
- Você confirmou para Covid-19 nos últimos 90 dias.
No entanto, é preciso seguir as recomendações abaixo:
- Você deve usar uma máscara bem ajustada perto de outras pessoas, inclusive dentro de casa, por 10 dias a partir da data do seu último contato próximo com alguém com Covid-19 (a data do último contato próximo é considerada o dia 0), evite viajar e evite estar perto de pessoas que estão em alto risco.
- Não vá a lugares onde não possa usar máscara, como restaurantes e refeitórios, e evite comer perto de outras pessoas em casa e no trabalho até 10 dias após seu último contato próximo com alguém com COVID-19.