Síndrome de pica: saiba o que é o transtorno que afeta 10 milhões de brasileiros

Publicado em 24 fev 2023, às 16h19. Atualizado às 16h22.

Síndrome de Pica, ou também conhecida como alotriofagia, é um transtorno caracterizado pela vontade incontrolável de comer coisas que não são comestíveis, por exemplo: terra, madeira, tijolos, prego, cabelo, fezes, sabão, entre outros.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5% da população brasileira sofre com esses transtornos – cerca de 10 milhões de pessoas

O transtorno leva esse nome por causa do passáro “pega-rabuda” (também chamado de pica pica) que possui o hábito de se alimentar de qualquer substância que encontre.

A síndrome de pica pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos. Também pode manifestar-se na gestação, em casos da mulher sentir muita vontade de comer algo não comestível.

O que causa a síndrome de pica?

A síndrome de pica pode ser causada por deficiência nutricional. Pacientes que possuem anemia e falta de ferro no organismo podem ter mais chances de ter a síndrome. Autismo, esquizofrenia, depressão também estão entre as principais causas do transtorno alimentar.

Gestação

É muito comum ouvir histórias de mulheres que sentiram necessidades de comer alguma substância não comestível. A revista Obstetrics & Gynecology publicou um artigo que relatou os problemas causados a uma grávida que havia ingerido bicarbonato de sódio.

A mulher teve sérios problemas cardíacos e musculares, que só foram curados após a descoberta desse hábito alimentar e a cessação do consumo de bicarbonato.

Tratamento

O tratamento da síndrome de Pica normalmente é realizado com auxílio psicológico e com um nutricionista. Durante este processo é importante que as pessoas próximas ao paciente tentem manter eles longe de produtos tóxicos para evitar problemas à saúde.

A condição pode trazer consequências graves à saúde da pessoa, tais como:obstrução intestinal; perda de peso e intoxicação. Além disso, dependendo da substância ingerida, pode levar à morte.