OMS declara emergência de saúde global da varíola do macaco
Por Jennifer Rigby, Natalie Grover e John Revill
23 de julho (Reuters) – A rápida disseminação do surto de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde global, o nível mais alto de alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), disse o diretor-geral da agência, Tedros Adhanom Ghebreyesus, neste sábado.
O rótulo da OMS –uma “emergência de saúde pública de interesse internacional”– foi projetado para soar um alarme sobre a necessidade de uma resposta internacional coordenada e pode liberar financiamento e esforços globais para colaborar no compartilhamento de vacinas e tratamentos.
Membros de um comitê de especialistas reunidos na quinta-feira para discutir a possível recomendação ficaram divididos sobre a decisão, disseram duas fontes à Reuters sob condição de anonimato, mas a decisão final cabe ao diretor-geral da agência da ONU.
- Leia também: Varíola dos Macacos: Paraná confirma mais quatro casos e chega a 10 diagnósticos positivos
Ao anunciar sua decisão de declarar emergência de saúde durante uma coletiva de imprensa em Genebra, Tedros confirmou que o comitê não conseguiu chegar a um consenso, com nove membros contra e seis a favor da declaração.
Houve mais de 16.000 casos de varíola dos macacos em mais de 75 países e cinco mortes na África até o momento neste ano.
Até agora, o rótulo havia sido aplicado apenas à pandemia de coronavírus e aos esforços contínuos para erradicar a poliomielite.
(Reportagem de Jennifer Rigby e Natalie Grover em Londres e John Revill em Zurique)