Uso de máscaras em Arapongas deixa de ser obrigatório após decisão da Prefeitura
A partir desta quinta-feira (10), moradores de Arapongas, norte do Paraná, podem escolher entre usar ou não usar máscaras de proteção contra a Covid-19. A medida é aplicada tanto para ambientes abertos quanto fechados. Atualmente a cidade, de aproximadamente 124 mil habitantes, tem 524 pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
A Prefeitura emitiu comunicado oficial sobre a permissão. “O que estamos dizendo é que não haverá, por parte do município, qualquer tipo de fiscalização ou medida coercitiva contra aquelas pessoas que deixarem de usar máscaras. Quem se sentir mais protegido usando máscara, que use. Aqueles que não quiserem usar, vamos respeitar também”, disse o prefeito da cidade, Sérgio Onofre (PSC).
Conforme o último boletim divulgado, desta quarta-feira (9), 107.332 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Arapongas. Onofre informou que tem “recebido reclamações de forma constante, principalmente no comércio” sobre o uso das máscaras.
Discussão estadual
No mesmo dia, quarta-feira (9), o Governo do Paraná enviou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a proposta que deve desobrigar o uso de máscaras no Estado, mas somente ao ar livre.
Na mesma discussão, os deputados Homero Marchese (PROS) e Luiz Fernando Guerra (PSL) assinaram, na segunda-feira (7) um projeto para revogar a lei que estabelece a obrigatoriedade do uso. Neste projeto, o uso do artefato não deverá ser exigido em estabelecimentos abertos ou fechados.
- Confira: Projeto que prevê fim do uso obrigatório de máscaras passa pelo plenário da Alep e irá para a CCJ
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o Estado está tratando do assunto. Leia na íntegra:
No momento ainda temos uma lei vigente no Estado.
A proposta do Governo é revogar a lei e, na sequência, deixar as medidas de regulamentação por parte do Executivo.
Qualquer medida ainda vai depender do andamento desta situação.