Vacina contra o câncer é produzida; saiba como o imunizante funciona
A cura para o câncer é um tópico em alta na comunidade médica. Recentemente na Inglaterra, o centro de pesquisa médica Clatterbridge Cancer Center, anunciou os resultados iniciais de uma vacina contra o câncer. A vacina é feita com base no DNA dos pacientes.
- Leia também:
O imunizante foi desenvolvido pela farmacêutica francesa Tangrene, e usa a mesma tecnologia da vacina anti-covil da AstraZeneca.
De acordo com o portal R7, o DNA do tumor de um paciente é cortado e unido a um vírus inativado, desta forma um microorganismo geneticamente modificado surge. Esse agente é injetado no corpo da pessoa com câncer. O objetivo é estimular o sistema imunológico do paciente, para que produza uma respostas das células, para reconhecimento e destruição das partículas tumorais.
Os médicos garantem que as células cancerígenas são destruídas no estágio inicial, antes que aconteça a formação de um nódulo. Desta forma, diminui a probabilidade do paciente voltar a ter câncer.
“O sistema imunológico pode ver coisas que não podemos ver em exames. É muito mais inteligente que os seres humanos. Se pudermos treinar o sistema imunológico para escolher as células que, de outra forma, levariam a uma recaída em um momento em que nem podemos vê-las, as chances de sobrevivência a longo prazo para nossos pacientes são muito maiores”,
explicou Christian Ottensmeier, professor da Universidade de Liverpool e diretor de pesquisa do Clatterbridge Cancer Center, ao canal de TV britânico SkyNews.
Os ensaios clínicos foram realizados com dois grupos de oito pacientes com câncer de cabeça e pescoço. De acordo com os relatórios, nenhum paciente que recebeu a vacina teve recaída. Contudo, o tamanho da amostra ainda é pequeno para que exista uma confusão sobre a eficácia da vacina. Mas, os médicos estão otimistas.
“Estou bastante animado com isso. Todos os dados estão apontando na direção certa”,
afirma Ottensmeier.