Vacinação contra a gripe é ampliada para adolescentes e adultos entre 40 e 49 anos
Curitiba ampliou a vacinação para novas faixas etárias da população em geral. A partir desta segunda-feira (30), adolescentes de 13 a 19 anos já podem se imunizar contra o vírus influenza. E a partir de quinta-feira (2), adultos entre 40 e 49 anos também podem se vacinar.
A imunização será realizada das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, em 106 unidades de saúde. O interessado deve levar um documento com foto e CPF. E se ainda não for cadastrado em uma unidade de saúde, a pessoa deve apresentar um comprovante de residência com o endereço de Curitiba. Os locais estão no site Imuniza Já Curitiba.
A vacina continua para as crianças de 5 a 12 anos e para os adultos entre 50 e 59 anos, grupos que foram convocados na semana anterior. As pessoas que pertencem aos públicos-alvo também podem se imunizar:
- Caminhoneiros;
- Pessoas com deficiências permanentes;
- Idosos de 60 anos ou mais;
- Crianças de 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Professores e trabalhadores do ensino;
- Doentes crônicos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias);
- Motoristas e cobradores do transporte coletivo;
- Trabalhadores de forças de segurança e salvamento e das forças armadas (policiais federais, militares, civis e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais).
As convocações são escalonadas pelas faixas etárias do público que têm maior vulnerabilidade imunológica ao vírus. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda que crianças de 5 a 11 anos aguardem um intervalo de 15 dias entre a dose da vacina anticovid e a da gripe.
O alerta também vale para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e crianças com doenças crônicas que podem procurar qualquer unidade, exceto a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho. As pessoas com 12 anos ou mais também podem procurar qualquer unidade, menos a Unidade de Saúde Mãe Curitibana e a imunização de motoristas de transporte coletivo é feita nos locais em que trabalham.