Na delegacia de São José dos Pinhais, haviam 38 presos e a capacidade é para quatro. (Foto: Reprodução RICTV)

Até o momento seis deles foram recapturados e oito permanecem foragidos

*Assessoria de Imprensa da Polícia Civil e Redação RIC Mais

Quatorze presos fugiram da Delegacia de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada desta sexta-feira (15), depois de arrombarem uma porta e sair por um buraco no neto. Até o momento seis deles foram recapturados e oito permanecem foragidos. No local, haviam 38 presos e a capacidade é para quatro pessoas.

Superlotação

Por nota, a Secretaria da Segurança Pública e a Administração Penitenciária do Paraná, assim como a direção da Polícia Civil e do Departamento de Execução Penal (Depen), disseram estar cientes do problema de superlotação nas carceragens das delegacias do Estado e salientaram que o número de presos diminuiu consideravelmente desde 2011. “No início de 2011 a Polícia Civil gerenciava em torno de 14 mil presos e hoje o número é de aproximadamente 9,5 mil”, apontaram.

Tornozeleiras eletrônicas

Os responsáveis também apontam a adoção de tornozeleiras eletrônicas como uma alternativa à prisão. O número de presos monitorados subiu de 500 no início de 2015 para mais de 6 mil este ano.

Somente presos que cometeram crimes de menor potencial ofensivo podem utilizar o adereço. Depois de liberados, eles passam a ser monitorados pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Transferências para Penitenciárias

Ainda de acordo com a nota divulgada, a cúpula da segurança pública tem trabalhado para reduzir o número de presos em delegacias. Semanalmente, o Comitê de Transferência de Presos (Cotransp), que conta com representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, autoriza a transferência de presos de delegacias para o sistema prisional. No entanto, as vagas só são abertas com a saída de presos e, para isso, é preciso autorização do Poder Judiciário.

Ampliação das penitenciárias no Paraná

Quatorze obras de construção e ampliação de unidades prisionais do Estado estão em andamento. Serão abertas cerca de 7 mil novas vagas com essas novas unidades. A previsão é que até junho de 2018 serão abertas mais de 2,4 mil vagas e até o fim de ano todas as 7 mil novas vagas.

Veja quem são os faragidos. (Imagens: Polícia Civil):

Gabriel Barros da Silva, 21 anos

Jhonny da Cruz da Silva, 21 anos

Lucas Eluzai Soares Vitor, 18 anos

Luiz Fernando Ferreira, 33 anos

Elenildo Blanco Pacheco, 27 anos

Antonio Moacir de Oliveira, 37 anos

Leandro Maciel Pereira, 18 anos

 

Assista ao vídeo do Paraná no Ar:

Leia também: