800 garrafas de vinho são apreendidas em guarda volumes de Curitiba
A Receita Federal apreendeu 800 garrafas de vinho argentino, na manhã desta segunda-feira (21), guardadas em um depósito de guarda volumes, conhecido como “self storage”, em Curitiba. Estima-se que a carga trazida de forma ilegal ao Brasil vale cerca de R$ 80 mil.
De acordo com o órgão, as garrafas foram encontradas durante uma fiscalização no estabelecimento. Diante da falta de comprovantes de importação, as garrafas foram retidas. Durante a fiscalização, em outro box do mesmo depósito, foram identificados outros volumes contendo bebidas com suspeita de descaminho.
Devido às cargas ilegais, a Receita pediu a lacração do local e intimou o responsável para comparecimento, apresentação da documentação fiscal para a abertura do espaço de depósito no prazo máximo de 48 horas, para continuidade da ação fiscalizatória.
Aumento dos casos
Segundo a Receita Federal, a importação irregular de vinhos, especialmente da Argentina, tem aumentado nos últimos anos, o que causa prejuízo aos fabricantes nacionais e importadores que atuam dentro da lei.