De acordo com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, 99,9% dos incêndios registrados no estado de São Paulo (SP), no último fim de semana, foram causados por “ação humana”. Durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (26), ele afirmou que praticamente 50 municípios paulistas registraram focos de incêndio de forma concomitante.

99,9% dos incêncios de SP foram causados por ação humana, afirma Defesa Civil
A Polícia Federal está trabalhando para investigar os responsáveis pelos incêndios (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Conforme Wolff, ao menos 31 inquéritos já foram abertos junto à Polícia Federal (PF) para investigar possíveis incêndios criminosos em SP. Para isso, a corporação deve utilizar imagens de satélite que possam auxiliar na identificação de como se deu o início dos focos. “Quando a Polícia Federal acha que há alguma coisa de provocação humana, esse inquérito é aberto e o processo corre”, explicou. “Quem vai decidir [o resultado de cada inquérito] é a investigação”.

Além disso, o secretário citou dois outros fatores que contribuíram para os incêndios do fim de semana, sendo estes a ausência de chuvas no estado até sábado (24) e ventos que chegaram a 70 quilômetros por hora. 

56 cidades de SP sofreram com incêndios neste fim de semana

Mesmo com o alto número de incêndios no estado, Wolff afirmou que ainda não há nenhum decreto de reconhecimento de situação de emergência provocada pelo fogo. De acordo com o secretário, é preciso que o município publique um decreto local antes e, em seguida, comunique o estado. “As informações não foram completadas no sistema. Enquanto isso não é concluído, a gente não consegue fazer o reconhecimento [da situação de emergência]”, justificou.

99,9% dos incêncios de SP foram causados por ação humana, afirma Defesa Civil
De acordo com o secretário, restam poucos focos de incêndio ainda ativos em São Paulo (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Durante os intensos incêndios de sábado (24), o Governo de São Paulo anunciou a criação de um gabinete de crise. A princípio, este será usado para gerenciar ações de monitoramento e controle da situação. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.