Protetora de animais resgata filhote de cachorro de saco (Foto: Reprodução/ RICTV)

Conscientização contra maus tratos a animais é tema da campanha Abril Laranja

*Com informações da repórter Beatriz Frehner, da RICTV Curitiba

Ainda que seja crescente o número de protetores que resgatam animais das ruas, ainda é grande a quantidade de situações de maus tratos contra cães e gatos.

Maltratar animais pode resultar em multa e tem pena prevista de 3 meses a 1 ano de detenção na Lei de Crimes Ambientais no código ambiental.

Neste mês, o assunto ganhou espaço para debate com a campanha Abril Laranja, dedicadoa à conscientização contra os maus tratos a animais.

 

A protetora de animais Janete, moradora de Cascavel, já recolheu muitos cães vítimas de maus tratos e abriga seis em sua casa. Entre eles, um cachorrinho que teve uma orelha cortada pelo antigo dono.

O resgate mais recente feito por Janete foi registrado em vídeo e mostra a surpresa dela ao encontrar um filhote  deixado para morrer dentro de um saco.

Segundo o delegado Rogerson, da Polícia Civil, a orientação para quem encontre animais vítimas de algum tipo de violência é acionar a PM para acomapanhamento do resgate. Ou em caso de risco iminente, tomar uma atitude e fotografar ou filmar a situação para comprovar a denúncia.

Leia também: