O acidente na noite do último domingo (2) deixou pessoas feridas e alguns mortos. A neblina acabou causando um engavetamento. Saiba mais sobre o acidente que aconteceu na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e entenda o que é neblina, névoa, nevoeiro e cerração!
Engavetamento envolvendo neblina deixa 8 mortos
Aconteceu um acidente na BR-277 na noite do último domingo (2), que envolveu 22 veículos, deixou pelo menos oito mortos.
Após o engavetamento alguns motoristas e pessoas que presenciaram a cena contaram como foi. De acordo com informações, depois de uma primeira colisão na rodovia outros carros pararam, entretanto uma carreta não percebeu o acidente e acabou atingindo vários carros e pessoas.
Um motorista, de um Volkswagen Gol revelou que por volta das 22h30 estava dirigindo na BR-277 com boa visão, apenas com um pouco de neblina. Porém, de repente, a visibilidade acabou e ele reduziu a velocidade, parando o veículo.
“Estava vindo tudo limpinho, de repente entrou numa neblina nervosa. Fui cuidando para não bater em alguém e preocupado que alguém viesse bater em mim. Daí já fui parando, tentando encostar o carro rapidamente, e já fui vendo as batidas, os barulhos e tudo. A carreta passando e arregaçando meu carro”, revelou o motorista.
Já uma moradora da região contou que é comum queimadas na região, próximo a BR-277.
“Queimadas são bem comuns e eu lamentei não ter chovido. Além da fumaça, das queimadas, do ar seco, o ar pesado, no momento deste de pandemia, onde afeta mais os pulmões, é triste. E agora temos isso, gente é muito triste isso”, declarou Lívia.
Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas no acidente. Sete pessoas morreram no local e mais um óbito foi confirmado às 6h30, no Hospital Cajuru.
Entenda o que é neblina, nevoeiro, cerração e névoa
Algumas pessoas ficam na dúvida se existe diferença entre neblina, cerração, nevoeiro e névoa. Por isso, separamos um explicação especial sobre. Afinal, são fenômenos muitos comuns no outono e no inverno que acabam restringindo a visibilidade. Por isso, é muito importante saber o que cada um desses fenômenos é e prestar muita atenção na estrada!

O que é neblina, nevoeiro, bruma e cerração
A neblina é a mesma coisa que nevoeiro, cerração e bruma. Mais especificadamente, nevoeiro é o termo técnico enquanto os outros são termos sinônimos populares.
Explicando detalhes sobre esse fenômeno atmosférico, é a formação de nuvens bem próximas ao solo. É chamado de nevoeiro quando a visibilidade fica altamente reduzida, por mais ou menos 1 km. Por isso, é de extrema importância que os motoristas dirijam com cuidado.
A neblina aparece constantemente nas serras e nas proximidades de rios e lagos. Ela acaba aparecendo, quando a temperatura do ar está bem baixa, possibilitando assim que o vapor d’ água vire líquido.
O que é névoa
Já a Névoa, por sua vez, é mais rala e transparente. Esse fenômeno atmosférico, acaba afetando menos a visão do motorista.
O que difere realmente o nevoeiro da névoa, é a diferença da densidade.
Diferença entre névoa e nevoeiro
Para você entender melhor, confira esse vídeo detalhado do canal
Climatempo Meteorologia!