Os quatro passageiros do carro que capotou e caiu dentro de um rio em Toledo, no Oeste do Paraná, nesta sexta-feira (19), foram resgatados por pessoas que testemunharam o acidente. Estavam no veículo uma mulher, uma adolescente de 14 anos e duas crianças, uma de 4 anos e uma bebê recém-nascida de 3 meses. A mulher, que dirigia o veículo e foi identificada como Claudelina de Lima Araújo, de 45 anos, morreu a caminho do hospital. A criança de 4 anos foi encaminhada ao pronto-socorro em estado grave.

O acidente aconteceu na Rua Marechal Floriano. A condutora perdeu o controle do veículo ao tentar fazer uma curva. O automóvel, um Toyota sedan com placas do Paraguai, caiu no Rio Toledo e ficou com as rodas para cima. A parte dianteira do carro ficou totalmente submersa, enquanto a traseira permaneceu parcialmente fora da água.
Quando viu a cena, o motoboy Willian Almeida Santiago contou ao site Toledo News que não exitou em mergulhar no rio para ajudar os ocupantes do carro.
“Na hora nem pensei em nada. Só entramos na água. Queria salvar essas pessoas porque ninguém quer ver ninguém morrer, ainda mais criança”, contou William Santiago.
Santiago e o venezuelano Vincen Leonardo La Rosa Perez, gari que mora há cerca de cinco anos em Toledo, evitaram um mal maior ao conseguirem resgatar as crianças.
“Estava voltando para casa quando meu amigo venezuelano falou que tinha um carro capotado no rio. Encostei a moto e quando cheguei perto vi só os dedinhos para fora da porta do carro. Na hora já corri e gritei: ‘tem gente'”, disse Santiago.
A primeira a ser salva, contou ele, foi a adolescente. “Eu vi um casaco. Aí empurrei a porta contra a correnteza e consegui puxar a menina mais velha de 14 anos. Quando puxei vi que ela estava agarrada a uma criança recém-nascida de 3 meses”, relatou.
Eles levaram a jovem para a beirada da água e voltaram.
“Ela gritou que a mãe e a irmã ainda estavam no carro. Aí socorremos a mãe, que demorou um pouco mais para conseguir tirar porque era mais pesada, mas conseguimos. Aí a menina falou que a irmã estava no banco detrás, presa na cadeirinha. Mergulhamos três, quatro vezes, para conseguir desprender o cinto”, explicou o motoboy.
Após salvamento, motoboy que resgatou bebê do rio em Toledo iniciou primeiros socorros
Ele contou ainda que iniciaram os primeiros socorros se valendo de um treinamento que teve na empresa onde trabalha, mas tanto a mãe quanto a criança de 4 anos já estavam bem desvanecidas. A ação foi considerada fundamental para o salvamento.
Durante o atendimento inicial, Claudelina e a criança de 4 anos sofreram paradas cardiorrespiratórias e passaram por manobras de reanimação ainda no local pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Ambas responderam inicialmente aos procedimentos e foram encaminhadas para o hospital.
Mas, apesar dos esforços médicos, Claudelina não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no hospital de Toledo. As demais vítimas foram resgatadas com vida. A bebê de três meses apresentava quadro grave de hipotermia, enquanto a adolescente de 14 anos estava consciente no momento do socorro. O estado de saúde das outras vítimas segue sob acompanhamento médico.
As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil do Paraná.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.