
O ônibus retornava de Curitiba com 41 pessoas, de sete municípios do sudoeste, após consultas médicas; quatro estão internadas em estado grave
Um grave acidente entre um ônibus e dois carros deixou nove mortos e 35 pessoas gravemente feridas na madrugada deste sábado (5) na BR-373, próximo de Candói, no centro-sul do Paraná. O ônibus voltava de Curitiba para Realeza, no sudoeste do Paraná, transportando pacientes.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi causado por uma colisão frontal provocada pelo veículo Santana, com placas de Foz do Jordão. A suspeita é que ele e outro carro participavam de um racha, mas a informação não foi confirmada pela polícia. O motorista afirmou à PRF que um dos veículos teria tentado realizar uma ultrapassagem proibida e teria batido de frente com o ônibus.
(Foto: Julio Cesar Alves/Rádio Ampére)
O segundo automóvel, um chevette, foi encontrado no final da manhã abandonado a 700 metros do local da colisão, dentro de uma área de plantação. Os ocupantes fugiram do local e o automóvel deverá passar por uma perícia. No Santana estavam duas pessoas. O condutor fraturou as duas pernas e morreu enquanto era transferido para um hospital da região e o passageiro entrou em óbito no local.
Segundo a Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), o ônibus fretado pertence a empresa Capanema Turismo e foi contratado pela associação para o transporte de pacientes de sete municípios: Salto do Lontra, Realeza, Ampére, Nova Prata, São Jorge do Oeste, Cruzeiro do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste. Na lista constavam 43 pessoas, mas duas não embarcaram, portando haviam 41 passageiros, entre pacientes e acompanhantes, e o motorista. Ainda de acordo com a ARSS, dentre os mortos, estão sete moradores do sudoeste: quatro de Salto do Lontra, dois de Nova Prata do Iguaçu e um de São Jorge do Oeste.
(Foto: Julio Cesar Alves/Rádio Ampére)
Quatro pacientes estão internados em estado grave em hospitais de Guarapuava, também no centro-sul, e os demais pacientes que estão em estados moderados serão remanejados para hospital próximos de onde residem.
A ARSS emitiu uma nota de pesar lamentando o acidente, leia na íntegra:
A Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) lamenta profundamente a tragédia ocorrida na madrugada deste sábado, dia 5 de maio, em função do acidente de trânsito com o ônibus locado pela entidade que transportava pacientes do Sudoeste que estavam em Curitiba e retornavam para a Região. O acidente aconteceu na BR 373, próximo de Candói, onde algumas pessoas perderam a vida. A população do Sudoeste está de luto com o ocorrido. A ARSS externa condolências para as famílias das vítimas e ao mesmo tempo se coloca à disposição para prestar todo o apoio necessário. Também informa que está acompanhando a situação e prestando auxílio para amenizar o sofrimento das famílias. Também se coloca à disposição para ajudar no que for necessário.
A empresa Capanema Transportes também emitiu uma nota sobre o acidente, leia na íntegra:
A empresa Capanema Transportes, esta consternada com o acidente ocorrido, e lamenta profundamente a irresponsabilidade de pessoas que dirigem embriagados e causam tragédias. A empresa está acompanhando a situação prestando auxílio as vitimas e se coloca a disposição para prestar apoio e ajudar no que for necessário. A Capanema Transportes presta seu pesar e condolências para as famílias das vítimas.

