Um acidente de ônibus ocorrido na última segunda-feira (10) na cidade de San Agustin Acasaguastlan, na Guatemala, deixou pelo menos 55 mortos. O veículo, que transportava aproximadamente 70 passageiros, caiu de um barranco em uma estrada próxima à Ponte Belize, principal acesso à capital pelo norte. As causas do acidente estão sob investigação.

Ônibus caído em ribanceira
Equipes de socorro após o acidente (Foto: reprodução / redes sociais)

Segundo o site Isto É, o ônibus saiu de San Cristóbal Acasaguastlán durante a madrugada. O impacto fez com que o veículo ficasse com as rodas para cima. Equipes de resgate retiraram 55 corpos dos destroços e do rio próximo ao local. Segundo a Procuradoria, o motorista está entre as vítimas. No Hospital San Juan de Dios, duas pessoas morreram após receberem atendimento. Dez passageiros permanecem hospitalizados, alguns em estado grave.

Os corpos foram levados para um necrotério improvisado em um salão comunitário próximo ao local do acidente. Familiares das vítimas compareceram para identificação. Cerca de 15 vítimas ainda não foram identificadas por falta de documentos.

Luto Nacional após acidente de ônibus

O presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, decretou três dias de luto nacional e expressou solidariedade às famílias. Durante uma cerimônia no parque central da capital, a bandeira do país foi hasteada a meio mastro. A delegação da União Europeia manifestou pesar pelo ocorrido.

O resgate durou cerca de oito horas, envolvendo bombeiros, policiais e membros da Cruz Vermelha. Segundo Luis Quintanilla, dos Bombeiros Voluntários, parte da operação foi realizada debaixo d’água, causando hipotermia em alguns socorristas.

Investigação

As investigações iniciais apontam que o motorista, um jovem de 24 anos, perdeu o controle do veículo, colidiu com outros carros e atravessou uma cerca de metal antes de cair no barranco de aproximadamente 20 metros. De acordo com o ministro das Comunicações, Miguel Ángel Díaz, o ônibus tinha mais de 30 anos de uso, mas tinha licença para circular.

O Ministério Público abriu uma investigação para apurar as causas do acidente. O diretor da polícia, David Boteo, afirmou que o motorista pode ter desviado da rota principal para evitar congestionamento na Ponte Belize.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.