Um portal especializado em gravar comunicações entre pilotos e controladores de tráfego aéreo divulgou um áudio com as últimas conversas entre a tripulação do helicóptero do exército norte-americano e a torre de controle do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, segundos antes da aeronave colidir com um avião comercial.

resgate de corpos do acidente entre helicóptero militar e avião comercial em Washington, nos EUa
Baixas temperaturas dificultam trabalho das equipes de resgate (Foto:Reuters/Carlos Barria)

O áudio do LiveATC.net, uma fonte respeitada de gravações em voo, capturou as comunicações entre os três membros da tripulação do helicóptero (indicativo de chamada PAT25) antes de colidir com o jato Bombardier CRJ700, com 64 pessoas a bordo.

Conversa ocorreu segundos antes do acidente

“PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ”, disse um controlador de tráfego aéreo na noite de quarta-feira (29).

Logo em seguida, outra aeronave ligou para o controle de tráfego aéreo, dizendo: “Torre, você viu isso?”, aparentemente referindo-se à colisão.

Um controlador de tráfego aéreo então redirecionou os aviões que se dirigiam à pista 33 do aeroporto para dar a volta. “Crash, crash, crash, este é um alerta três”, um dos controladores de tráfego aéreo pode ser ouvido dizendo no áudio por volta do momento do choque.

“Não sei se vocês perceberam antes o que aconteceu, mas houve uma colisão na aproximação do 33. Vamos interromper as operações por tempo indeterminado”, comenta então outro controlador.

“Tanto o helicóptero quanto o avião caíram no rio”, um terceiro controlador de tráfego aéreo pode ser ouvido dizendo em seguida.

“Provavelmente foi no meio do rio”, disse o controlador. “Eu só vi uma bola de fogo e depois desapareceu. Não vi mais nada desde que atingiram o rio. Mas foi um CRJ e um helicóptero que caíram.”

Acidente deixou dezenas de mortos

O acidente ocorreu nas nas proximidades do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, capital dos Estados Unidos, na noite de quarta-feira. O jato de passageiros Bombardier CRJ700 que partiu de Wichita, no Kansas, colidiu no ar com um helicóptero Sikorsky H-60 do Exército quando se preparava para pousar.

As aeronaves caíram nas águas do rio Potamac, vizinho ao aeroporto, que tem temperaturas baixíssimas nesta época do ano.

No avião da American Airlines havia 60 passageiros e quatro tripulantes a bordo no momento da colisão. No helicóptero, que realizava um voo de treinamento, estavam três militares. Até o momento, cerca de 30 corpos já foram resgatados.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.