Brasil - Internautas estão acusando a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de negligência após o acidente, que envolveu um ônibus com estudantes. A situação aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), no trecho da RSC-453, no município de Imigrante, no Rio Grande do Sul. O transporte levava 35 pessoas e tinha como destino o Cactário Horst. O veículo saiu da pista e tombou em uma ribanceira por volta das 11h15. Até o momento, sete mortes foram confirmadas, segundo o site O Sul.

Ônibus tombado
Transporte ficou totalmente destruído após o acidente (Foto: divulgação / Brigada Militar)

“Resultado de pura negligência por parte da Universidade, algo que poderia ter sido evitado. Que Deus conforte os familiares nesse momento”, disse uma internauta.

“Por que o ônibus estava transitando sem ter passado por uma vistoria antes? A tragédia seria evitada se não fosse pelo sucateamento do transporte. Meus sentimentos aos familiares”, criticou outra usuária.

Segundo uma nota divulgada pela UFSM, 35 pessoas estavam no veículo. Equipes de resgate foram mobilizadas para o atendimento. Outras vítimas estão foram socorridas por unidades do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Rodoviária Estadual.

As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas. A RSC-453 é uma rodovia estadual que liga municípios da Serra gaúcha. O tráfego no local foi parcialmente interrompido para o trabalho das equipes de emergência.

Em um vídeo, que repercute nas redes sociais e aparentemente gravado por um trabalhador que auxilia na retirada do ônibus do local, mostra como o veículo ficou após o acidente. Veja abaixo:

Vídeo mostra como ônibus ficou após acidente com estudantes da UFSM

“Morreu um monte de gente”, disse a pessoa que gravou o vídeo (Vídeo: reprodução / redes sociais)

Nota da UFSM sobre ônibus com estudantes que tombou

Em nota, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) declarou luto de três dias, mas não responde sobre a suposta negligência afirmada por intenautas. Veja o comunicado na íntegra:

“A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa sobre acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (4) na cidade de Imigrante envolvendo um ônibus com 35 pessoas, estudantes e docentes do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da universidade , que estavam em visita técnica ao cactário Horst na cidade.

Infelizmente, há a confirmação por parte da Brigada Militar de óbitos no acidente. O número ainda não foi confirmado.

Na impossibilidade de seguirmos com as atividades normalmente na instituição, a UFSM decreta luto oficial de três dias, com suspensão das atividades acadêmicas e administrativas no dia de hoje (04) e amanhã (05) em toda a Universidade. As viagens oficiais também estão suspensas.

As atividades essenciais estão mantidas.

Atendimento a familiares

A Universidade montou um espaço para receber os familiares dos estudantes envolvidos no bloco A no Colégio Politécnico, no campus sede. Familiares também podem entrar em contato pelo telefone (55) 99169-8703.

Assim que mais informações forem confirmadas, atualizaremos esta nota.”

Eduardo Leite presta homenagem às vítimas do acidente

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), prestou homenagem e lamentou o acidente ocorrido nesta sexta-feira (4). Veja abaixo:

“Com imenso pesar, recebi a notícia do trágico acidente com um ônibus na cidade de Imigrante, no Vale do Taquari, envolvendo estudantes e professores da UFSM, do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico, que estavam em uma visita técnica.

Segundo informações preliminares da Brigada Militar, o acidente resultou em mortes. Uma tragédia profunda que atinge famílias e amigos, além de toda a comunidade acadêmica e o povo gaúcho, que hoje se solidariza com essa dor.

Em nome do governo do Estado, manifesto minha solidariedade às famílias das vítimas, aos colegas da UFSM e a todos que estão direta ou indiretamente afetados por esse triste episódio. Que encontrem força nesse momento devastador.

Desde os primeiros momentos, estamos em contato direto com as forças de segurança, com os serviços de saúde e com as equipes de resgate. O governo do Estado está mobilizado para prestar todo o apoio necessário.

O Rio Grande do Sul está de luto. Seguiremos acompanhando de perto essa situação tão triste e oferecendo apoio a todos os envolvidos.

Tiroteio dentro da UEPB, na Paraíba, deixa um morto

Em outra situação, Um tiroteio foi registrado na noite desta quinta-feira (3) dentro do campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, na Paraíba

Segundo informações iniciais divulgadas pela Sala de Imprensa do Portal Nacional da Educação, duas pessoas se envolveram na situação, uma morreu e outra ficou ferida.

Após o ocorrido a universidade foi evacuada. Clique aqui e leia a matéria completa.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.