Duas pessoas ficaram feridas em um acidente com patinete elétrico em Curitiba, na tarde desta segunda-feira (28). Uma adolescente de 15 anos e um ciclista colidiram em uma ciclovia do bairro Alto da XV. 

Acidente com patinete

Segundo o pai da jovem, ela estava testando o patinete quando colidiu com a bicicleta. “A gente pegou o patinete para ver como funciona, dar uma brincadinha um pouquinho. Ela foi até o final da rua, na ciclovia, voltou até a quadra seguinte e, quando ela tava retornando para perto de mim, passou esse ciclista e deu aquela balançada, aquela brincadeira. Ela tentou reduzir e sair de cima do patinete para evitar a colisão, os dois erraram o tempo do movimento e chocaram”, explicou.

A menina estava sem capacete e bateu forte com a cabeça no próprio ciclista. Ela foi socorrida pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e, após a realização de exames, foi constatado que não houve traumatismo craniano. Mesmo assim, a jovem precisou fazer quatro pontos na testa.

Patinete elétrico em Curitiba

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran), enquanto o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não estabelece novas regras que incluam o uso de patinetes elétricos, Curitiba segue cumprindo a legislação vigente, tendo como prioridade o estímulo a novos modais explorados por startups e a segurança no trânsito, notadamente para pedestres.

Velocidade máxima

Ainda segundo o órgão, a legislação de trânsito vigente aponta que a velocidade máxima para os patinetes é de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres e de 20 km/h em ciclovias, ciclofaixas e ruas. Além disso, também é vedado o estacionamento de bicicletas e patinetes no passeio livre, bem como nas pistas táteis de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Também é proibida a circulação em canaletas e faixas exclusivas do transporte coletivo.