O Governo do Estado lançou na quinta-feira (01), em Curitiba, a campanha “Agosto Azul: Não Pare o Curso da Vida”, que promoverá diversas ações educativas para lembrar o mês da Saúde do Homem no Paraná. Tendo a prevenção da violência como tema central, a campanha destaca as principais causas de morte dos homens com idade entre 20 e 59 anos.

O Agosto Azul foi instituído no Paraná pela lei estadual 17.099, de 28 de março de 2012. O objetivo é motivar uma mudança de hábitos na população masculina, que geralmente só lembra de cuidar da saúde quando já está com sintomas graves de alguma doença. Essa dificuldade do diagnóstico precoce de doenças nos homens é um dos motivos para que a expectativa de vida do sexo masculino seja pelo menos sete anos inferior à das mulheres.

Violência

De acordo com números da Secretaria Estadual da Saúde, cerca de 90% das mortes por agressões em adultos são do sexo masculino. O dado revela que os homens estão morrendo cada vez mais por causas externas, sobretudo violência interpessoal.

Para o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a solução é difundir a cultura da paz, promovendo o diálogo e o respeito entre as pessoas. “Estamos perdendo gerações inteiras para a violência. Isto tem que mudar e por isso estamos integrando a Saúde, a Educação, a Segurança e outros atores da sociedade em torno desta importante causa”, explica.

Os acidentes de trânsito também influenciam na mortalidade precoce dos homens. Geralmente, eles estão ligados à imprudência dos condutores e à combinação de álcool e direção.