Após a recente tragédia que causou a morte de três pessoas em uma colisão entre um carro e um caminhão, o Contorno Sul de Maringá passa a ter a velocidade de circulação limitada a 60km/h. A nova regra, válida para a toda a extensão do trecho, passa a valer neste domingo (1º).

Conforme a Prefeitura de Maringá, o novo limite reforça as ações para segurança no local. O município já instalou novas placas de sinalização e realizou ajustes nos radares de velocidade da via para multar os motoristas que ultrapassarem o limite de velocidade estabelecido para o contorno.
Ainda de acordo com a prefeitura, o novo limite, que já era aplicado em parte do trecho, trará mais segurança para motoristas e pedestres. Isso porque um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a velocidade excessiva é um dos principais fatores de risco no trânsito, além de estar diretamente associada à gravidade das colisões. Segundo os dados da OMS, um veículo a 60 km/h precisa de cerca de 40 metros para parar totalmente após uma freada brusca. Quando a velocidade aumenta para 80 km/h, a distância de frenagem dobra e o risco de atropelamento e colisões fatais são maiores.
Governo estuda duplicar o Contorno Sul de Maringá
A prefeitura afirma ainda que, desde o início do ano, reforçou toda a sinalização do contorno, com a implantação de faixas refletivas para aumentar a visibilidade de veículos em condições de baixa luminosidade. Além disso, equipes da Secretaria de Infraestrutura também trabalham no local, desde janeiro, com serviços de manutenção do pavimento.
Além disso, ainda conforme a prefeitura, o município desenvolve, em parceria com o Governo do Estado, um projeto de duplicação do Contorno Sul em pavimento de concreto, uma opção considerada mais segura e também mais duradoura para o trecho.

Acidente grave causou a morte de três pessoas no Contorno Sul de Maringá em maio
Um grave acidente de trânsito no Contorno Sul de Maringá, no último dia 12 de maio, causou três mortes. O acidente foi registrado por câmeras de segurança, que mostram o momento em que o motorista de um Ford Fiesta perde o controle e invade a pista contrária, sendo então atingido em cheio por um caminhão.

Dois passageiros do carro, uma jovem de 29 anos e um adolescente de 15, morreram ainda no local do acidente. Outra passageira do carro, uma menina de nove anos faleceu no hospital, dois dias depois do acidente. Já o motorista do veículo, um jovem de 24 anos, sofreu ferimentos graves e ainda se recupera. Somente o motorista do caminhão escapou ileso.
Mortes causaram comoção em Maringá
As mortes causaram grande comoção na cidade. E as despedidas a Brenda Scarlette Santos Souza, de 29 anos, que foi velada e enterrada em Presidente Venceslau, no interior paulista e aos , irmãos Kauan Antunes Gaiotto, de 15 anos, e Maria Fernanda Antunes Paim, de nove, sepultados no Cemitério Parque de Maringá, foram marcadas por grande emoção.
Entre as homenagens à Brenda, muitas mensagens de amigos e colegas que conviveram com ela.

“Brenda era uma menina doce, de muita postura e princípios. Uma reputação elogiável, uma menina que amava ler livros e falar inglês. Uma menina culta e amorosa. Que Jeová console a todos nós”, afirmou uma amiga.
Mãe se despede de irmãos vítimas de acidente no Contorno Sul de Maringá
Já a mãe de Kauan e Maria Fernanda, Nayara Paim se despediu com uma mensagem comovente, além de agradecer pelo apoio e conforto recebido.

“Como muitos sabem, perdemos nossos amados filhos, Kauan e Maria Fernanda, em um trágico acidente. A dor é imensa, impossível de descrever, e o vazio no nosso coração é imenso. Mas hoje queremos agradecer. Mesmo sem conseguir responder a todas as mensagens, ou conseguir abraçar a todos, nos sentimos profundamente acolhidos e amados”, afirma o texto de Nayara, também assinado por seu marido, Victor Hugo Serafim Paim.
A mensagem incluía uma foto da família reunida. E é esta forma de lembrança que, de acordo com Nayara, preencherá o vazio deixado pela perda dos filhos.
“Foram milhares de demonstrações de carinho, desde o dia do acidente, cerca de mil pessoas no velório, e uma onda de amor que nos envolveu mesmo no silêncio ou na distância. A cada olhar, abraço, oração ou simples presença: o nosso muito obrigado. Se não conseguimos retribuir, nos perdoem e saibam que cada gesto nos alcançou e fez diferença. Seguimos um dia de cada vez, sustentados pela fé, pela lembrança dos nossos filhos e pelo apoio de todos vocês. Com amor e gratidão, Nayara e Victor”, complementa o texto.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!