A empresa responsável pelo voo de balão que pegou fogo no ar e deixou pelo menos oito pessoas mortas na queda, em Praia Grande, Santa Catarina, neste sábado (21), se manifestou sobre a tragédia e reafirmou que seguiu todos os protocolos estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em um comunicado oficial, a Sobrevoar Serviços Turísticos expressou suas condolências às famílias das vítimas e lamentou profundamente o ocorrido.

Presidente Lula lamenta mortes em queda de balão: “Solidariedade às famílias”

Imagem de destroços de avião ao lado de uma foto dele em chamas, ainda no ar
O piloto conseguiu abaixar o balão até que ele ficasse próximo do solo, possibilitando que 13 pessoas conseguissem pular (Foto: Divulgação/ND)

No comunicado, a empresa declarou que, apesar de cumprir rigorosamente as normas de segurança e não registrar acidentes anteriores, a tragédia ocorreu quando a estrutura do balão pegou fogo no ar e o cesto, com 22 pessoas a bordo, despencou, resultando na morte de oito delas.

“Gostaríamos também de esclarecer que trabalhamos com seriedade e cumprimos todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), destacando que não tínhamos registros de acidentes anteriores”, diz o comunicado da empresa.

  • O piloto da aeronave, que possui vasta experiência, segundo a empresa, ainda tentou salvar todos os passageiros, mas não foi possível evitar a tragédia. A companhia também agradeceu aos profissionais de resgate e da saúde, que prestaram apoio às vítimas, e informou que suspendeu as operações por tempo indeterminado, em respeito aos envolvidos.

Balão cai em Santa Catarina: veja o comunicado completo da empresa Sobrevoar sobre o acidente

“É com profunda dor e tristeza que nós da SOBREVOAR SERVIÇOS TURÍSTICOS manifestamos nossa solidariedade e respeito às vítimas envolvidas no acidente desta manhã de sábado, dia 21/06/2025. Nesse momento, expressamos nossos sentimentos aos familiares das vítimas, oferecendo nosso total apoio e nossas preces, colocando-nos à disposição para auxiliar em tudo o que for necessário.
Gostaríamos também de esclarecer que trabalhamos com seriedade e cumprimos todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), destacando que não tínhamos registros de acidentes anteriores. Infelizmente, mesmo com todas as precauções necessárias e com o esforço de nosso piloto, cujo mesmo possui ampla experiência e adotou todos os procedimentos indicados, tentando salvar todos os que estavam a bordo do balão, e sofremos com a dor causada por essa tragédia. Ainda, estendemos nossa gratidão a todas as equipes de — a resgate e profissionais da saúde que estão trabalhando incansavelmente para prestar assistência às vítimas. Informamos que todas as operações da empresa foram imediatamente suspensas por tempo indeterminado, em respeito as vítimas, seus familiares e à comunidade.
Por fim, pedimos a população que, em respeito às vítimas e aos seus familiares, não divulguem notícias falsas e outras postagens que possam aumentar o sofrimento que já está sendo enfrentado pelas famílias.”

Queda de balão em SC: o acidente

O acidente aconteceu em um dia claro e ensolarado, na manhã de sábado (21), quando o balão perdeu o controle. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, confirmou que 13 pessoas sobreviveram, e todas já foram encaminhadas a hospitais da região.

Os 13 sobreviventes pularam do cesto quando o piloto conseguiu aproximar o equipamento do solo. De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), as oito vítimas fatais do acidente não conseguiram escapar neste momento porque as chamas se tornaram mais fortes. Em seguida, o balão voltou a subir antes de ser consumido pelo fogo, causando a queda do cesto com os passageiros remanescentes.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Eduardo Teixeira

Repórter

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.