Curitiba - Um vídeo de câmera de segurança flagrou o momento em que um biarticulado é atingido por um trem na noite desta terça-feira (22), na Avenida Paraná, entre os bairros Cabral e Boa Vista, em Curitiba. Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas no acidente (assista ao vídeo abaixo)

Câmera flagrou momento em que biarticulado é atingido por trem
Vídeo mostra momento exato da batida (Foto: reprodução / câmera de segurança)

A imagem foi gravada por volta das 23h20 e mostra no fundo o biarticulado sendo partido ao meio após ser atingido pelo trem. Conforme as informações da RICtv, o motorista do transporte público alega não ter ouvido a buzina do trem. Em contrapartida, o maquinista afirmou à polícia que acionou o alarme sonoro.

“A sorte é que pegou a parte da sanfona. O ônibus partiu ao meio, uma parte ficou no trilho e a outra parte do outro lado”, disse o subtenente Batista, do Corpo de Bombeiros.

Vídeo mostra momento em que biarticulado é atingido por trem em Curitiba

Polícia vai apurar as causas do acidente (Vídeo: câmera de segurança)

Conforme os bombeiros, as 11 pessoas que ficaram feridas foram encaminhadas com ferimentos leves ao hospital. A Polícia Civil afirmou que já está colhendo informações para apurar as causas do acidente. 

O que diz a concessionária responsável pelo trem

Em nota, a concessionária Rumo, responsável pelo trem envolvido no acidente, afirmou que o maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, porém, devido ao tamanho e o peso da locomotiva, ele não conseguiu parar a tempo.

“O acidente aconteceu após o motorista tentar cruzar a ferrovia quando o trem se aproximava, desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: “pare, olhe e escute”. O maquinista que acionou a buzina conforme procedimento padrão nos cruzamentos com vias municipais, foi surpreendido pela ação do motorista e acionou os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição.

Imediatamente, a concessionária solicitou o suporte das equipes de emergência para prestar atendimento médico aos acidentados. Em conjunto com os órgãos de trânsito, a empresa providenciou a liberação da via no início da madrugada.

De acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência é sempre do trem, e é considerada infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente (Art. 212)”. 

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.