Curitiba - Um biarticulado partiu ao meio depois de ser atingido por um trem na noite desta terça-feira (23), na Avenida Paraná, entre os bairros Cabral e Boa Vista, em Curitiba.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 11 pessoas ficaram levemente feridas e foram encaminhadas ao hospital. Conforme informações da RICtv, o motorista do transporte público alega não ter ouvido a buzina do trem. Em contrapartida, o maquinista afirmou à polícia que acionou o alarme sonoro.
“A sorte é que pegou a parte da sanfona. O ônibus partiu ao meio, uma parte ficou no trilho e a outra parte do outro lado”, disse o subtenente Batista, do Corpo de Bombeiros.
Investigações sobre o biarticulado atingido pelo trem
Agora, fica sob responsabilidade da Polícia Civil do Paraná (PCPR) investigar as causas do acidente e entender como tudo aconteceu.
“Já estamos colhendo as primeiras informações, estamos também obtendo imagens de monitoramento do local para que a gente possa saber a dinâmica”, explicou o delegado Edgar Santana.
O que diz a concessionária responsável pelo trem
Em nota, a concessionária Rumo, responsável pelo trem envolvido no acidente, afirmou que o maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, porém, devido ao tamanho e o peso da locomotiva, ele não conseguiu parar a tempo.
“O acidente aconteceu após o motorista tentar cruzar a ferrovia quando o trem se aproximava, desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: “pare, olhe e escute”. O maquinista que acionou a buzina conforme procedimento padrão nos cruzamentos com vias municipais, foi surpreendido pela ação do motorista e acionou os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição.
Imediatamente, a concessionária solicitou o suporte das equipes de emergência para prestar atendimento médico aos acidentados. Em conjunto com os órgãos de trânsito, a empresa providenciou a liberação da via no início da madrugada.
De acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência é sempre do trem, e é considerada infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente (Art. 212)”.
Veja imagens do acidente


Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui