Curitiba - O motorista de uma carreta sem freios evitou uma grande tragédia ao usar a área de escape da BR-277, em Morretes, no litoral do Paraná, na manhã deste domingo (1º). Ao perceber a falha, ele acessou a caixa de brita para parar o caminhão e evitar uma colisão contra outros veículos que transitavam pela rodovia. Uma câmera de segurança registrou a ação de perícia do motorista (assista abaixo).

Conforme a concessionária EPR Litoral Pioneiro, que administra o trecho da rodovia, a carreta transportava 35 toneladas de farelo de soja. A carga seriam descarregada no Porto de Paranaguá. No entanto, ao descer a Serra do Mar, o caminhoneiro percebeu a falha no sistema de freios do veículo. Então, ele conseguiu conduzir o caminhão até o ponto onde o dispositivo de segurança foi construído, no km 36 da BR-277, para parar sem correr maiores riscos. Ele não se feriu após parar na caixa de brita.
De acordo com a concessionária, desde que a área de escape foi revitalizada após a nova concessão do pedágio, 24 veículos, entre caminhões e ônibus, acessaram o equipamento de segurança. Assim, a concessionaria contabiliza ao menos 96 vidas salvas (número que conta apenas os motoristas e passageiros desses veículos) pelo dispositivo.
Veja o momento em que o caminhão para na área de escape:
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui