Uma criança de cinco anos sobreviveu a um acidente de trânsito em Ibaiti, Norte Pioneiro do Paraná, após receber transfusão de sangue no helicóptero de resgate.

Maria Laura Ferraz sofreu o acidente no dia 12 de dezembro e na última quinta-feira (26) recebeu alta hospitalar do Hospital Universitário de Maringá.
A mãe da criança, Luciana (36), também estava no veículo envolvido no acidente em Ibaiti, mas assim como a filha já recebeu alta hospitalar.
Após o acidente, o estado de saúde de Maria Laura era grave. A criança sofreu lesões graves no intestino, fígado e baço e por isso o atendimento médico contou com dois helicópteros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“Esse equipamento de transfusão de sangue no próprio local fez toda a diferença para minha filha. Não fosse isso, minha família teria um Natal com muita tristeza, chorando a perda da nossa filha. Posso dizer sem dúvida nenhuma que minha filha nasceu de volta graças a esse equipamento”, comemora o pai da menina, o gerente de supermercado Josilei Ferraz (40).
Leia também:
Maurício Lemos é coordenador médico da operação aeromédica de Maringá e esteve presente no local do acidente em Ibaiti.
“Até então, eu não havia transfundido nenhuma criança no local do acidente, apenas adultos. Mas ali não tinha escolha. Ou eu fazia a transfusão de sangue, ou a menina ia morrer pela gravidade em que ela se encontrava”, explicou Lemos.
O médico aponta que desde que o sistema foi implantado em Maringá foram realizadas 42 transfusões de sangue no helicóptero.
Além de Maringá, o Sistema Estadual de Regulação de Urgência do Paraná conta com bases em Curitiba, Cascavel, Londrina e Ponta Grossa.
O Sistema ainda realiza o transporte de órgãos para transplantes. Até novembro, o serviço aeromédico do Paraná havia atendido 3.292 pacientes no ano de 2024. Em 2023, o estado registrou um recorde histórico, com 4.003 atendimentos.
Criança sofre transfusão de sangue em helicóptero no Paraná
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!