Uma família está entre as vítimas do acidente aéreo ocorrido na segunda-feira (17), nas proximidades do Aeroporto Internacional Juan Manuel Gálvez. O casal, Carlos Edwin Mejía Ramos e Alba Rosa Acosta Torres, e as filhas, Rosmery Nicolle Mejía Acosta e Karla Abigaíl Mejía Acosta, haviam passado alguns dias de férias na ilha, o principal destino turístico do Caribe Hondurenho.

As autoridades policiais da ilha de Roatán, em Honduras, já identificaram oito das 12 vítimas fatais do acidente aéreo. Entre elas, estão cantor Aurelio Martínez, a família e outras sete pessoas. O avião caiu momentos após a decolagem.
Entre as vítimas fatais confirmadas estão o piloto Luis Ángel Araya e o copiloto Francisco Lagos. Os dois costumavam compartilhar nas redes sociais suas rotinas de trabalho na da companhia aérea Lanhsa, que operava a aeronave Jetstream 32, com capacidade para 33 pessoas.

18 pessoas estavam na aeronave
De acordo com o Corpo de Bombeiros local, 18 pessoas estavam a bordo da aeronave – dois tripulantes e 16 passageiros. Ainda conforme os bombeiros, 12 dessas pessoas morreram, cinco foram resgatadas com vida e uma permanece desaparecida. No entanto, na listagem divulgada pela companhia aérea constam os nomes de somente 17 pessoas.
Entre os sobreviventes está a francesa Helen Odile Guibarch. Ela seria a companheira de Aurelio Martínez, de acordo com as autoridades locais.

Confira a lista de passageiros divulgada pela Lanhsa:
- Aurelio Martínez Suazo (falecido)
- Yeimi Alejandra Duarte Urribiera (falecida)
- Helen Odile Guibarch (cidadã francesa, sobrevivente)
- Luis Fernando Mejía (sobrevivente)
- Alejandra Henríquez Gostas (sobrevivente)
- Liliana Rosa Ondina Estrada Chacón (sobrevivente)
- Jairo Vargas (sobrevivente)
- Carlos Edwin Mejía Ramos (falecido)
- Alba Rosa Acosta Torres (falecida)
- Rosemary Nicole Mejía Acosta (falecida)
- Karla Abigaíl Mejía (menor de idade, falecida)
- Nidia Miralda Benítez (estado não confirmado)
- Seida Siomara Torres (estado não confirmado)
- Angie Flores Hernández (estado não confirmado)
- Andrea Abigaíl Flores Hernández (menor de idade, estado não confirmado)
Tripulação:
- Luis Ángel Araya (capitão, falecido)
- Francisco Lagos (oficial, falecido)
Avião caiu logo após a decolagem
De acordo com a Polícia Nacional de Honduras, o avião modelo Jetstream 32, com capacidade para 33 pessoas, tinha como destino a cidade de La Ceiba, no departamento de Atlântida, também no caribe hondurenho, em um voo que duraria cerca de 15 minutos. Ainda conforme as autoridades, um minuto após a decolagem, a aeronave fez uma curva e caiu no mar.

As causas do acidente ainda são desconhecidas, e o avião está submerso a cerca de 50 metros de profundidade, de acordo com as autoridades.
Resgate avançou pela noite
Logo após a queda, as equipes de segurança do aeroporto foram acionadas para o resgate de possíveis sobreviventes. De acordo com o Corpo de Bombeiros local, 18 pessoas estavam a bordo da aeronave – dois tripulantes e 16 passageiros. Na última atualização sobre a operação do resgate, os bombeiros confirmaram a morte de 12 pessoas.

“O acidente aéreo em Roatán deixa, lamentavelmente, 12 pessoas falecidas, cinco sobreviventes e um desaparecido até esta hora da noite”, resumiu o Corpo de Bombeiros na rede social X.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui